Troy Dunn: o único australiano a ser campeão mundial da PBR

Já aposentado das arenas como competidor, Troy Dunn também venceu duas vezes a etapa Las Vegas da PBR World Finals

Troy Dunn entrou para a galeria do PBR Heroes & Legends em 2005. De fato, uma homenagem mais do que merecida. O australiano foi campeão mundial pela PBR em 1998. Aliás, o único de seu país e alcançar esse feito. Ele também venceu duas vezes a final mundial. Recorde que só foi quebrado quando Robson Palermo chegou a terceira vitória.

Fora das arenas, por outro lado, o ex-atleta continua atuante no rodeio. Foi, por exemplo, técnico da equipe australiana durante a PBR Global Cup. Assim como atuou no conselho da PBR durante algum tempo. Troy Dunn foi fundamental na formação da PBR Austrália. País que exporta talentos e que produz seu campeonato nacional, da mesma forma que Brasil, Canadá e México.

Já aposentado das arenas como competidor, o australiano Troy Dunn também venceu duas vezes a etapa Las Vegas da PBR World Finals

Bio

Troy Dunn nasceu em maio de 1967 e é o segundo mais novo de cinco filhos de Rob Dunn e sua esposa Marcia. Aos nove anos, o ex-bullrider se juntou ao pai indo a competições para crianças nos rodeios da sua região. Assim, oito anos depois, estava pronto para competir pela primeira vez na Montaria em Touros. Não demorou muito para que ele começasse a se destacar.

Em 1987, começou a montar profissionalmente. Ganhou o campeonato da APRA Australian no Touro, assim como o prêmio All-Around em 1989. Mas o sonho de Troy Dunn era ser o número um do mundo. Por isso fez as malas e rumou para o Canadá. Logo depois ele já era destaque na PRCA, classificado para sua primeira National Finals Rodeo em 1991.

Contudo, na caminhada para o sucesso Troy Dunn lutou contra lesões. Os anos de 1992 a 1994 foram sombrios. Até que ele ressuscitou sua carreira em 1995, em sua velha e boa forma. Assim, venceu pela primeira vez a final mundial da PBR. Feito que repetiu em 1997, enquanto buscava o título mundial. Estava tão em alta que marcou 95 pontos no temido da época, o touro Red Wolf. Encerrou essa temporada como campeão da PBR Touring Pro.

Com efeito, 1998 ficou marcado para sempre na carreia dele. Troy Dunn fez uma temporada considerada ‘estelar’. Chegou à final liderando, com uma larga vantagem. Logo na primeira rodada da final deslocou o quadril, mas colocou a mão na taça mesmo assim. Nenhum dos adversários alcançou o número total de pontos que ele tinha. O australiano realizou seu sonho. A cobiçada fivela dourada era dele.

Já aposentado das arenas como competidor, o australiano Troy Dunn também venceu duas vezes a etapa Las Vegas da PBR World Finals

Aposentadoria

Em 1998, Troy Dunn protagonizou uma polêmica em Barretos. Neste ano, a Festa do Peão sediou pela segunda e última vez uma etapa da Touring Pro Division. De tal forma que o Rodeio Internacional ficou marcado pelo boicote aos três estrangeiros que estavam classificados entre os dez melhores da competição. Eles decidiram não competir após o australiano Troy Dunn ter recebido nota zero nas semifinais por montar com a espora no nó da corda.

Tudo mudou para Troy Dunn a partir de 1999. Ele tomou a decisão de voltar para a Austrália e diminuir o ritmo de participação nas etapas dos campeonatos nos Estados Unidos. Mesmo assim, ia eventualmente ao País, uma vez que conseguiu classificar-se por mais cinco anos para a PBR World Finals. Em 2005, com 38 anos de idade, se aposentou. Mesmo ano que a PBR deu Ring of Honor em homenagem a tudo que fez na carreira e pelo esporte.

O tempo de Dunn agora é dividido entre criar gado de corte e touros em sua propriedade de 3.000 acres em Bloomsbury, Inglaterra. Enquanto treina cavalos, ele se mantem ativo no esporte Montaria em Touros. Paixão que o acompanha desde menino e que segue com ele até hoje.

Fonte: PBR, Northqueenslandregister, Rodeio S.A.
Crédito das fotos: Divulgação/TroyDunnWorld e PBR

Veja histórias de outros Legends no portal Cavalus

Deixe um comentário