Rodeio

Alto nível técnico e recorde de público marcaram Festa de Colorado

Publicado

⠀em

O rodeio é tradicional no Paraná, mas é famoso nacionalmente

Pódio de Cutiano

Terminou na noite do domingo, 25 de março a 44ª Festa do Peão de Colorado, a capital do rodeio no Paraná. Uma edição de superações, emoções, recordes e, claro, de um rodeio com uma qualidade apurada, com animais que roubaram a cena. A noite de sábado entrou para a história da Festa, com o maior público de todos os tempos. Arena tomada por um público vibrante com as montarias e o show de Gusttavo Lima, que foi até as 5h40 da manhã – 3h10 de show, e o tradicional churrasco em cima do palco. A programação teve início no dia 16 de março.

Recorde de público e recorde de tombos também. A modalidade Cutiano levou ao pé da letra o lema ‘Espere o Inesperado’, com animais aterrorizando a vida dos competidores. De forma inesperada, eliminou da competição metade dos atletas já na primeira noite. Foram oficialmente 72 montarias na modalidade, com 25 tombos, sendo o primeiro dia o recorde, não só de Colorado, mas de todo rodeio brasileiro. 50% dos competidores não venceram os animais. “Eu nunca vi isso aqui e em lugar nenhum”, disse o Sr Adair Inácio Ribeiro, fundador da Festa do Peão de Colorado e um dos mais respeitados e entendedores de organização de rodeios do Brasil.

Segundo especialistas, um dos méritos por esses tombos é do presidente Marcelo Sichieri, que acertou em cheio nas contratações, e dos tropeiros também, pela qualidade dos animais apresentados. Esta edição da modalidade Cutiano em Colorado será uma das mais comentadas da história.

Pódio de Touro

E a disputa foi acirrada. Com tantos animais qualificados, quem conseguiu aproveitá-los, acabou se dando bem. E a competição não fugiu àquela regra de que ‘quem sorteasse os melhores animais tinha maior oportunidade de título’. O atual campeão de Barretos, José Leal fez isso. Por dois dias a liderança esteve com Zeus Cruz da Fonseca e na semifinal, José Leal conseguiu ultrapassá-lo, confirmando sua vitória após marcar a melhor nota da final, montando Justiceira da Cia WR – 91.50 pontos, a maior nota de todo o rodeio. “Sou campeão de Barretos, mas sou também campeão de Colorado, são duas conquistas, duas emoções bem próximas, sou um competidor realizado por completo”, comentou José Leal.

O campeão, de Itanhaém/SP, somou no total 436 pontos. Em segundo lugar ficou Zeus Cruz, de Presidente Venceslau/SP, com 432 pontos. O terceiro lugar foi José Mariano, de Auriflama/SP, com 420 pontos. Na quarta posição, com 418 pontos, Edvaldo Antônio Filho, de Aparecida do Taboado/MS. Ademir Jucoski, Ouro Verde do Oeste/PR, salvou a honra dos paranaenses ao pegar pódio, quinto lugar, com 320 pontos.

A junção dos campeonatos Ekip Rozeta e Circuito Rancho Primavera, mais uma vez trouxe qualidade para a arena de Colorado na Montaria em Touros. Ambos os campeonatos trouxeram novos competidores e eles não decepcionaram, sendo cinco dos dez finalistas competidores estreantes. Destaque para o acreano Vanicelio de Paiva, que foi vice-campeão – participa do CRP, e Paulo Kaic Santos, de Nhandera/SP, quinto lugar, campeão da primeira semana e chegou até Colorado pela Ekip Rozeta.

Rafael Ribeiro

“Foi um ano de renovações, gosto do formato com os dois campeonatos, junto com nossos convidados. Não posso dizer que arriscamos, mas acreditamos nos novos talentos e eles fizeram seu papel na arena de Colorado”, explicou o presidente Marcelo Sichieri.

O experiente Rafael Ribeiro, de Murutinga do Sul/SP, foi o grande campeão, conseguindo também a virada no último round. Porém, até a semifinal, Fabrício Rodrigues e Victor Soares tinham um touro a mais e, com a final de escolha, poderiam ter uma certa folga, mas com as quedas dos dois, os competidores que estavam mais a frente entraram com uma igualdade de disputa. Bom para Rafael Ribeiro, o campeão com 355 pontos, para Vanicélio Paiva, o segundo lugar com 350,75 pontos, e Rafael Brito, de Potirendaba/SP, com 271,00 pontos, o terceiro lugar. Todos ficaram à frente de Fabrício, que acabou em quarto, com 266,75 pontos. O quinto, Paulo Kaic, somou 263,75 pontos.

“Eu me preparei para esse rodeio. Vim aqui dois anos e não consegui ganhar. Escolhi o touro Impressionante, porque acho que estava preparado para montar e vencer ele, consegui, estou muito feliz, por ganhar esse rodeio e por ser recebido por essa comissão que tanto valoriza o competidor”, contou Rafael Ribeiro.

Mais em www.coloradorodeio.com.br.

Colaboração Eugênio José
Foto: Rodolfo Lesse

WordPress Ads
WordPress Ads