Geral

Horseball une três esportes em um só

Publicado

⠀em

Horseball une três esportes em um só.

Criada na França dos anos 70, a modalidade é praticada hoje nos cinco continentes

O Horseball é um esporte equestre que pode ser definido como uma mistura de basquete e rugby, só que a cavalo. Foi inspirado no argentino ‘Pato’ e começou na França, pelo capitão do exército francês Clave, campeão mundial de Salto.

Foi nos anos 70 que a Federação Equestre Francesa definiu as regras do Horse Ball. Em 1999, a Federação Internacional da modalidade foi criada, a fim de gerenciar, promover e conduzir o esporte em todo o mundo. E ainda, criar e manter contato com a Federação Equestre Internacional.

Hoje, o Horseball é jogado por milhares de pessoas nos cinco continentes.

Foto: Equestre Online

Regras básicas

O Horseball é um esporte de equipe equestre baseado em ataques e defesas. Portanto, tem o objetivo de marcar gols. Cada equipe tem quatro jogadores e ainda dois substitutos. Antes de tudo, devem fazer um mínimo de três passes entre três jogadores diferentes para poder marcar.

A bola não pode ficar mais do que dez segundos nas mãos do jogador. Desse modo, eles precisam passar a bola entre eles quando estão construindo a jogada. Quando a bola cai, o jogador deve buscá-la sem desmontar o cavalo.

Essa ação é chamada de ‘ramassage’, termo francês para ‘pegar a bola’. No Horseball o ponto é válido quando a bola passa através de um arco vertical. Cada extremidade do campo tem um, como um gol.

A superfície onde se joga precisa ser de areia macia. O campo é retangular, de aproximadamente 65 metros por 25 metros. Cada jogo dura, em média, 20 minutos – dois tempos de dez; e um intervalo de três minutos entre eles.

No final, vence o time que marcou mais gols durante o jogo.

Fieracavalli, na Itália, é um evento mundial grande que sempre realiza o Horseball

Origem

As atuais disciplinas equestres modernas se originam de diferentes tipos de uso do cavalo nos últimos séculos. Só para ilustrar, esse uso era principalmente para trabalho, transporte ou, mais frequentemente, para a guerra.

Algumas figuras do Dressage – Adestramento -, por exemplo, são inspiradas em exercícios que tinham o fim de usar o cavalo para defender-se de um oponente. Todo o treinamento básico usado hoje é, portanto, proveniente da necessidade de se ter cavalos prontos fisicamente.

Conforme o site da Federação Internacional de Horseball, modalidades como Dressage, CCE, Atrelagem e Salto são provenientes do uso de cavalos na ‘arte da guerra’. Contudo, as disciplinas como Rédeas, Apartação ou Três Tambores tem origem no uso do cavalo para o trabalho.

Até o Horseball ser criado, portanto, nenhum esporte equestre nos últimos séculos se inspirou no jogo. De fato, não existem disciplinas modernas oficiais atuais que tenham essa origem. No entanto, em todo o mundo ainda existem jogos antigos que usam o cavalo. Regiões como Argentina, Ásia Central, Afeganistão, Índia e África do Sul.

Ramassage. Foto: fihb

Brasil

No Brasil a modalidade chegou em 1992. Conta, sobretudo, com a atuação da associação HorseBall Brasil. É ela que representa o país frente a Federação Internacional de Horseball. Em novembro do ano passado, recebemos dez países para um torneio internacional.

Contudo, o esporte está em fase de crescimento por aqui. Segundo Carlos Gustavo Servilha, Presidente da HBB, é um esporte muito dinâmico e que produz forte adrenalina em quem pratica e assiste.

Fique por dentro: www.fihb.net.

E veja uma pequena amostra do que é o Horseball:

 

Fonte: FIHB e Chevaux
Foto de chamada, crédito: Etcetal

WordPress Ads
WordPress Ads