O Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária deverá crescer 1,1% neste ano, permanecendo praticamente estável ante estimativa de elevação de 1% prevista em março.

A projeção foi divulgada nesta quinta-feira, dia 27, pelo Banco Central. De acordo com o BC, esse aumento da projeção para o setor contrasta com reduções nas previsões de crescimento da indústria, construção civil e setor terciário (comércio e serviços).

PIB

O PIB representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano etc).

É um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de quantificar a atividade econômica de uma região. Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário.

Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.

Fonte: Canal Rural
Foto: Livemint

Escreva um comentário