CNA recebe encontro com lançamento da Plataforma de Automação do CAR para analisar dados de propriedades rurais

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizou na última segunda, dia 1º, a abertura do VI Encontro de Implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Durante o evento, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão responsável pelo gerenciamento do Cadastro, lançou a Plataforma de Automação do CAR, que será utilizada para analisar os dados dos 5,9 milhões de propriedades rurais declaradas.

O vice-presidente da CNA, José Mário Schreiner, afirmou que esta análise é extremamente importante para que os produtores rurais que fazem sua parte; cumprindo seu papel e produzindo com sustentabilidade, possam ter a tranquilidade de que estão dentro da lei. O CAR é um dos instrumentos do novo Código Florestal (Lei 12.651/12) sendo obrigatório para o produtor e pré-requisito para adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).

Na avaliação da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, essa ferramenta é moderna e ajudará o produtor rural e a imagem do Brasil lá fora. “Para nós que queremos um cadastro com quase seis milhões de propriedades, se a gente não tem como analisar os dados, não tem como seguir para o próximo passo que é o PRA. Então, essa dinamização do cadastro vai poder ajudar e muito os produtores, inclusive na imagem, porque ninguém tem um cadastro como o nosso,” disse a ministra.

O novo sistema vai utilizar a classificação de uso do solo atualizada e bases de hidrografia permitindo agilizar a análise dos ainda 97% cadastros pendentes. Segundo o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), a intenção é facilitar possíveis retificações na declaração do produtor rural e fazer as indicações necessárias para quem tiver passivo ambiental para recuperar. Também indicará os eventuais ativos omitidos na declaração por deficiência de inserção dos dados.

Por Camila Furtado
Fonte: Notícias Agrícolas
Foto: Nebraska Forest Service

Escreva um comentário