Cavalgadas Brasil

O espírito de uma viagem a cavalo

Paulo Junqueira, em sua coluna da semana, escreve sobre o espirito de uma viagem a cavalo, algo que não se trata do tempo ou distância percorrida

Publicado

⠀em

O espírito de uma viagem a cavalo

Algumas pessoas pensam que uma viagem a cavalo é uma cavalgada por um período muito longo, às vezes meses, percorrendo centenas de quilômetros. Mas esta não é necessariamente a definição de uma viagem a cavalo, não se trata do tempo ou da distância percorrida, o verdadeiro espírito de uma viagem a cavalo é uma cavalgada em que você viaja com seu cavalo, mesmo que somente por poucos dias.

Minha experiência

Eu tive oportunidade de realizar algumas viagens a cavalo mais longas, percorri os históricos Caminho de Santiago Compostela na Espanha e a Estrada Real no Brasil. Foram mais de 2600 kms a cavalo em pouco mais de 60 dias. Foi uma das experiências mais enriquecedoras de minha vida. Me permitiu ver a natureza de forma diferente e sentir fazer parte dela.Ter meus cavalos Elmo e o Garantido como companheiros na viagem da Estrada Real acrescentou algo muito especial à experiência.

Long Riders Guild – Cavaleiros de Longo Percurso

Com essas viagens passei fazer parte do Long Riders Guild entidade inglesa que reúne Cavaleiros de Longo Percurso ao redor do mundo.  CuChullaine O’Reilly, fundador da Long Riders Guild, descreve as viagens a cavalo da seguinte forma: “O que nenhuma publicação equestre e encantadores de cavalos vai dizer é que uma viajem a cavalo traz consigo um tipo especial de sabedoria, ajuda você a ver o mundo com outro olhar e se abrir para a aventura da autoconquista. As viagens a cavalo não se limitam a cobrir grande quilometragem, é a jornada que você e seu cavalo fazem juntos para chegar às fronteiras de um lugar invisível. É uma jornada que você vê do alto daquele altar da liberdade, sua sela. É um antídoto para a obsessão do mundo com a velocidade, porque o ritmo de alguns kms por hora de seu cavalo força você a desacelerar seu corpo, o que por sua vez resulta na abertura de seu espírito. Assim, uma jornada equestre não apenas o transporta ao longo do caminho físico que se estende à frente, mais importante, permite que você cavalgue na trilha secreta traçada no fundo de sua alma. ”

Viagem a cavalo tradicional

“Antigamente, as viagens a cavalo eram cheias de dificuldades e perigos. Com nossa visão moderna sobre ética, moral e bem-estar animal, certamente elas não se enquadrariam na categoria “viagem responsável”. Mas naquela época simplesmente não havia outra maneira, as pessoas viajavam a cavalo por semanas, às vezes meses. Durante essas longas jornadas, muitas vezes havia quantidade ou qualidade insuficiente de forragem e os cavalos eram alimentados com o que estava disponível. Às vezes os cavalos tinham ferimentos e não tinha veterinário ou medicamentos ao longo do percurso para trata-los.

Os viajantes tinham que continuar até encontrar um lugar aonde o cavalo pudesse se recuperar. Essas longas viagens podem parecer muito aventureiras e emocionantes para alguns de nós, mas na realidade muitas vezes estavam longe disso.” Eduard Brunscho

Viagem a cavalo

Considero as viagens a cavalo atuais uma renovação da forma antiga e tradicional. Com bom planejamento e logística, são organizadas para proporcionar ótimas experiências. Hoje, poucos têm tempo para passar semanas ou meses viajando a cavalo, por isso, elas são organizadas em períodos curtos (na sua maioria com 5 dias) e ficaram mais acessíveis para mais pessoas. Os roteiros são criteriosamente estudados, fora dos caminhos turísticos tradicionais, com paisagens de tirar o folego, evitando estradas e trilhas perigosas. Esta abordagem contemporânea para viagens a cavalo provou satisfazer um desejo que estava latente e desperta um interesse cada vez maior entre amantes de cavalos e cavalgadas.

Por Paulo Junqueira Arantes
Cavaleiro profissional e Diretor da agência Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br

Veja outras notícias da editoria Turismo Equestre no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads