Localizado na Columbia Britânica, o Lago Chilko é o maior lago natural canadense de água doce em terras de altitude

É belíssimo, principalmente devido a sua cor azul esverdeado e os dramáticos cenários das montanhas que o rodeiam. Depois de uma viagem de quase duas horas em avião (fretado) desde Vancouver, cruzando a espetacular cordilheira costeira.

Chegamos numa antiga pista de pouso do exército, no extremo norte do Canadá. Alimentada por fluxos glaciais e rodeada por picos majestosos, esta é uma das áreas mais impressionantes da Columbia Britânica.

É uma região de ursos preto e pardo e também de grandes águias, que tivemos sorte de ver bem de perto. Há muita vida selvagem, especialmente no final do verão, época do final da corrida do salmão.

O Tsylos Provincial Park foi criado em janeiro de 1994 e compreende aproximadamente 233 mil hectares de montanhas escarpadas, lagos azuis, geleiras, campos de altitude e cachoeiras.

Nosso Lodge, construído em toras no sistema de cabanas canadense ‘Log home’, foi criado em 1957 por Bud McLean* como um alojamento de pesca e caça, agora é propriedade de sua filha Karen McLean.

*Bud, em sua juventude, foi um dos ‘homens de Malboro’ divulgados nos famosos cartazes da marca.

O primeiro dia de nossa cavalgada foi de tirar o folego! Subimos as trilhas íngremes do Monte Tullin, através de magnífica floresta típica canadense. Do topo, uma vista espetacular de toda cadeia de montanhas, com seus picos nevados.

Abaixo o Lago Chilko, com mais de 80 quilômetros de águas azul-turquesa, emoldurado pelo Parque Tsylos.

Nos dias seguintes, nossa cavalgada alternou trilhas em florestas, campos e montanhas, com várias oportunidades para um gostoso galope. No sétimo dia, uma bela cavalgada até o porto aonde lanchas nos esperavam.

Colocamos as selas na lancha e soltamos os cavalos. Ver eles cruzando o rio nadando, na nossa frente e depois retornando sozinhos para casa a galope, foi um espetáculo de despedida emocionante.

Há algumas áreas no mundo que apesar de maravilhosas, poucos conhecem. Sem dúvida, essa é uma delas. Região selvagem, bastante remota e isolada. É uma terra que foi povoada (pouco) por pioneiros com forte senso de independência, força de caráter e muita determinação.

Por Paulo Junqueira Arantes
www.cavalgadasbrasil.com.br

Escreva um comentário