Convidado pelo amigo Luis Ópice, levei amigos da França e Holanda para uma bela cavalgada no Rancho da Bela Vista.

Foram dois dias inteiros cavalgando nos Mangalarga RBV nos municípios de Andradas e Poços de Caldas.

O casal francês Philippe e Anne, são as pessoas que conheço que mais viajaram a cavalo pelo mundo. Fiquei muito satisfeito com a avaliação deles com relação as belezas da região que percorremos, e principalmente com as qualidades do nosso cavalo de sela brasileiro.

Eles não conheciam a raça Mangalarga e se surpreenderam muito. No sábado, cavalgamos oito horas e Philippe comentou que apesar de serem tão experientes, normalmente após uma puxada dessa, em outro cavalo, ele estaria um pouco doido, o que não foi o caso com o Mangalarga.

No sábado, almoçamos no Pico do Gavião, na Serra da Mantiqueira, considerado como um dos melhores locais do mundo para a prática de voo livre. A vista a partir do alto dos seus 1663 m de altitude contempla várias cidades da região. Já recebeu etapas de campeonatos nacionais e internacionais. Tivemos oportunidade de assistir algumas belas decolagens de Voo livre.

No domingo, a cavalgada foi no município de Poços de Caldas, região privilegiada com grande diversidade natural. Percorremos belas trilhas dentro da fazenda Rainha, até chegar na Capela Santa Clara, localizada no topo de um morro e um dos últimos projetos de Oscar Niemeyer.

Surpreendida pelo projeto e localização, a holandesa Patrícia, também experiente viajante a cavalo pelo mundo, disse que “o Brasil tem surpresas incríveis como essa e deveria ser mais divulgado no mundo.”

Depois da Capela, nossa cavalgada seguiu para o almoço na Fazenda Irarema, continuando caminhos com belas vistas, percorremos seus olivais antes de chegar na sede aonde deixamos os cavalos.

Mesmo com pouco tempo no mercado, o azeite da Fazenda Irarema vem recebendo elogios de vários órgãos especializados. O proprietário, mestre lagareiro Moacir Carvalho Dias, está produzindo azeites monovarietais de Arbequina e Arbosana. 

Por Paulo Junqueira Arantes
www.cavalgadasbrasil.com.br

Escreva um comentário