Apesar de tão perto eu ainda não tinha visitado o Uruguai e foi uma ótima surpresa.

Fizemos um programa enxuto de uma semana, que começou na bela capital de Montevideo, nosso destino aéreo. Depois fomos a Colônia de Sacramento, única cidade uruguaia colonizada por portugueses, aonde passear pelo centro histórico é como fazer uma viagem ao passado. Depois da cavalgada, finalizamos a programação em Punta Del Este.

A Cavalgada Roteiro de Charme justifica o nome. Reúne charme na hospedagem com estilo e serviço esmerado, gastronomia com requinte, e equitação com excelentes cavalos. No primeiro dia, após a familiarização com os cavalos, iniciamos a viagem, por trilhas e campos de grande beleza ainda pouco explorados.

No segundo dia continuamos cavalgando durante toda a manhã. O almoço, piquenique no campo, foi em local agradável, estrategicamente escolhido. Depois de um merecido descanso, para nós e os cavalos, continuamos até o Cerro dos Hermanos, aonde está localizado o Lote 8, empresa que produz excelentes azeites de oliva. Era época de colheita e pudemos ver de cima de nossos cavalos os trabalhadores em plena colheita nas oliveiras. Chegando na sede da empresa, acomodamos os cavalos num piquete e fomos acompanhar todo o processo de produção, terminando o dia com uma saborosa degustação de azeites.

No dia seguinte, após o café da manhã, começamos mais um dia de cavalgada. Destaque para Pueblo Edén, uma autêntica Slow Town, aonde se respira tranquilidade. Lá fizemos nossa parada para o lanche de almoço, com direito a empanadas especiais e outros quitutes típicos.

Depois, cruzando as pedregosas serras do Pueblo Edén, nossa cavalgada seguiu até o portão da Vina Edén, localizada na Ruta 12. Cruzamos os parreirais da vinícola e chegamos a belíssima sede construída em três níveis, com a cava encravada nas pedras da montanha. Nos esperava uma deliciosa degustação e harmonização de vinhos especiais! Depois de visitar as instalações da vinícola, seguimos por meia hora  a cavalo até nosso pouso nesse dia, Villa Edén Casas de Campo, aonde o jantar foi um churrasco típico uruguaio.

Terminamos nossa viagem a cavalo em grande estilo, retornando ao Haras por trilhas, campos e serras de Edén, com parada para almoço piquenique junto a bela cachoeira Cris (com direito a banho). A tarde chegamos no Haras aonde um brinde nos esperava. Durante esses dias, passamos por Estâncias e vilas, cruzamos riachos e montanhas, visitamos a produção e provamos a qualidade dos azeites e vinhos uruguaios. Tivemos oportunidade de descobrir um Uruguai surpreendente.

Por Paulo Junqueira Arantes
www.cavalgadasbrasil.com.br

Escreva um comentário