Aventura a cavalo em uma das regiões mais preservadas do mundo, um tesouro restrito e escondido no Nepal

Lá estão: o cânion mais profundo do mundo, o Kali Gandaki; Chhosar e as misteriosas cavernas ‘Sky Caves’, um mistério arqueológico; a cidade murada de Lo Manthang, capital do reino de Mustang, uma das fortalezas medievais mais preservadas do mundo e Loba, uma das comunidades mais remotas e isoladas do mundo.

Expedição a Mustang

Desde sua fundação em 1380, o Reino de Mustang permaneceu isolado, o que permitiu que o seu modo de vida tradicional permanecesse intacto. Do século XV ao século XVII, por sua localização estratégica teve o controle sobre o comércio entre o Himalaia e a Índia.

Expedição a Mustang

Em 1964, o primeiro ocidental obteve permissão especial do governo do Nepal para visitar e documentar o reino. Proibido para estrangeiros até 1992, a região ainda é restrita, visitantes precisam obter (e pagar) uma autorização especial para entrar no Upper Mustang. Mas recompensa é inestimável: a viagem a cavalo no Último Reino Proibido é uma experiência única na vida, diferente de qualquer outra.

Expedição a Mustang

O cavalo desempenha um papel importante na vida nepalesa. Como o Nepal é um país montanhoso, a maioria das pessoas ainda não tem acesso à estrada e usam cavalos para viajar, transportar alimentos, ou qualquer coisa que necessitem. Como fazem há séculos.

Expedição a Mustang

O pequeno cavalo do Nepal tem origem no cavalo de Przewalski da Mongólia. Adaptado ao terreno e altitude, são dóceis e muito resistentes.  A expedição a cavalo segue trilhas entre 3000m e 4200m de altitude e tem aclimatação gradual. O clima e a temperatura podem mudar de repente e o vento pode ser muito forte, com grandes variações de temperatura entre a noite e o dia.

Expedição a Mustang

As trilhas na maioria dos dias seguem por terreno seco e pedregoso. Algumas vezes cruzam rios e várias vezes passagens muito íngremes ou complicadas que exigem descer e caminhar ao lado do cavalo. Durante a maior parte da viagem, não existe condição de acesso de veículos, por isso, toda a bagagem é transportada em mulas.

Por Paulo Junqueira Arantes – Cavaleiro profissional e Diretor da agencia Cavalgadas Brasil
www.cavalgadasbrasil.com.br

Escreva um comentário