É ao redor do fogo num verdadeiro convite a prosa e ao aconchego que o gaúcho recebe os visitantes com uma roda de chimarrão

Os Campos de Cima da Serra Gaúcha têm um dos melhores destinos do Brasil para uma tropeada. Nesta região, as mulas tradicionalmente foram os principais meios de transporte de mercadorias entre os Campos de Cima da Serra e o litoral de Santa Catarina.

Antonio Lopes, fazendeiro da região, resolveu resgatar as tradições de sua família e aumentou sua tropa de muares, comprando alguns Pega em MG. Junto com a Cavalgadas Brasil, Antonio organizou um roteiro com suas mulas pela região, passando por extensas áreas de campo, cachoeiras e Canions.

Foto: Fernando Dias

A região é bastante isolada, senão precisássemos retornar para as fazendas aonde nos hospedamos no final do dia, poderíamos seguir por campos ondulados dias seguidos sem encontrar nenhum sinal de civilização.

Nas refeições, como manda a tradição gaúcha, não faltam os churrascos de fogo de chão, com a típica ovelha da região. O clima é na maioria do ano, frio, com uma cerração que ocorre na maior parte do ano. Também conhecida pelo nome de ‘nada’ ou ‘viração’, aparece de repente e, rapidamente, faz desaparecer tudo, a um passo de distância, cobrindo e descobrindo os cânions e campos.

Foto: Fernando Dias

Todo o percurso da Tropeada nos Aparados da Serra tem como paisagem campos ondulados, que se estendem a centenas de metros de altitude, interrompida repentinamente por paredões rochosos impressionantes.

Uma das mais fascinantes paisagens brasileiras, resultado do encontro das Serras Geral e do Mar, essa região é famosa por seus gigantescos cânions que possuem até 1000 metros de profundidade e formam um corredor de rochedos desde o Nordeste gaúcho até Santa Catarina.

Foto: Fernando Dias

O último dia é especial, a descida da Serra do Pilão, pelo antigo Caminho das Tropas para Araranguá e Torres. No meio da descida tem o Morro do Realengo, com um campo muito bonito, com vários cânions.

O Morro do Realengo é muito procurado por aventureiros, é um local histórico, símbolo do município. A programação termina com a chegada na vila Nova Roma, município de Morro Grande, Santa Catarina.

Por Paulo Junqueira Arantes
www.cavalgadasbrasil.com.br

Escreva um comentário