Curiosidades

Sutter é um cavalo selvagem premiado

Ele está inserido no Equus Hall of Fame e foi condecorado 2016 ASPCA Horse of the Year e 2017 Horse Stars Hall of Fame

Há lugares onde o cavalo selvagem vive seu estilo de vida natural, porém fortemente preservado. Como é caso do Sutter, um famoso mustang, que vive sob os cuidados seguros da Return to Freedom e desfruta, assim como outros animais, uma vida em pastos abertos, grama saudável, cuidados veterinários adequados, entre outros.

Em 1971, o Congresso dos Estados Unidos reconheceu que o cavalo selvagem é um dos símbolos do espírito histórico e pioneiro do Oeste. Contudo, a vida de Sutter foi traçada por alguns percalços. Aos dois anos de idade foi capturado de onde vivia livremente em Nevada e sofreu abusos, sendo privado de comida e água.

Felizmente, ele foi resgatado e levado para a Califórnia. Por meses, Sutter permaneceu tão traumatizado que, se uma pessoa chegasse perto, ele começava e se chocar contra as paredes, tentando se libertar. Foi preciso, antes de mais nada, tempo e carinho para que se recuperasse.

Sutter é um cavalo selvagem premiado e está inserido no Equus Hall of Fame e foi condecorado 2016 ASPCA Horse of the Year e 2017 Horse Stars Hall of Fame

Sutter aprendeu a confiar nos seres humanos e se transformou. Inesperadamente, tornou-se um símbolo do cavalo selvagem e uma espécie de embaixador na Return To Freedom, santuário americano que abriga cavalos selvagens. Totalmente recuperado, Sutter participou de clínicas, documentários educacionais.

Em seu lar atual na Califórnia, assim como acontece com outros cavalos, Sutter recebe visitantes. As pessoas se maravilham ao vê-lo, visto que nunca haviam chegado perto de um cavalo selvagem antes. Através desse contato que aprendem tudo sobre a vida dos cavalos selvagens da América.

Em 2016, a Sociedade Americana para a Proteção de Animais nomeou Sutter como Cavalo do Ano. Em seguida, entrou para o Hall da Fama.

Fonte: horsestarshalloffame
Crédito das fotos: Meg Frederick

Veja mais notícias no portal Cavalus

X