Típica raça do deserto, acredita-se que eles deram origem ao Puro Sangue Inglês
O Akhal-Teke é um típico cavalo do deserto, magro e de pele fina, possui estatura mediana e quase sempre de pelagem dourada, com um físico mais longo do que encorpado. Eles também se desenvolveram naturalmente para sobreviver nas condições de escassez de comida e água, tornando-os um incrível cavalo de Endurance. Em 1935, um grupo de cavaleiros de Turmen viajou 2.500 quilômetros em 84 dias. A viagem incluiu uma travessia de três dias de 235 milhas de um deserto sem água.

Este cavalo tornou-se o emblema nacional do Turquemenistão, onde a raça se originou. A raça é destaque em seu brasão de armas, notas e até selos. Não se sabe a verdadeira origem dos Akhal-Teke, mas acredita-se que os primeiros exemplares tenham surgidos há três mil anos e desde os primórdios são criados para a corrida.
A raça Akhal-Teke foi falada por Heródoto em seus escritos e também pelo conhecido historiador romano Oppiano. Entretanto, de acordo com o Museu Internacional do Cavalo, as origens da raça Akhal-Teke não foram traduzidas de forma confiável em inglês, e muito do que é dito (por exemplo: que se originou na Rússia) é falso.
Entre tantas as curiosidades que norteiam esses cavalos, evidências sugerem que Byerly Turk, um dos três garanhões fundadores da raça Puro Sangue Inglês, era um Akhal-Teke. Faz sentido, já que eles são uma das raças de corrida mais antigas e conhecidas do mundo.
Além do Endurance, eles também possuem habilidades para modalidades como Salto e Dressage.
Por Juliana Antonangelo
Fonte: maakcenter.org