Odilon Diniz, do B2B Ranch, tinha um cavalo correndo no BFA esse ano e esteve in locco acompanhando tudo perto

Para falar de BFA – Barrel Futurities of America, antes de mais nada, indico a você acessar o site oficial – www.bfaworld.com – e pesquisar todas as informações de edições passadas. Por que o BFA é o mais importante Futurity dos Estados Unidos? Para responder a essa pergunta, é interessante observar que nos Estados Unidos existem 16 grandes futurities para Três Tambores.

O mais antigo é o Old Days Fort Smith, no Arkansas, no mês de maio de todos os anos. Mas o BFA se tonou o mais importante. Acontece há 33 anos todo o mês de dezembro, em Oklahoma City. E a partir do próximo ano, será sediado no Lazy E Arena, em Guthie. Ambas cidades do estado de Oklahoma.

A grande diferença do Futurity da BFA para todos os demais é o Juvenille. A prova dos potros inéditos, com três anos e 11 meses. Em 2018, participaram 446 inscritos! O início da carreira desses cavalos nos Três Tambores começa no BFA. No mesmo evento também temos a categoria Futurity – potros com quatro anos e 11 meses, que encerram a suas provas de potro do futuro -, e também o Derby. Dessa forma, temos Juvenille, Futurity e Derby em um mesmo evento.

Por que a categoria Juvenille? Essa categoria foi criada para estabelecer uma data para início de todas as provas de Tambor e todos os potros para correr devem ser inéditos. Os Juvenilles também podem se inscrever no Slot Race – SuperStakes -, prova que participam 55 potros concorrendo a US$ 220.000,00 em prêmios, sendo US$ 100.000,00 para o primeiro colocado.

Chris Martin e a premiação de campeão do Slot de 2018. Fotos: BFA

Todo o interesse que existe nesta categoria tem muito a ver com as novidades. Como, por exemplo, linhagens, cruzamentos novos, novos treinadores. O futuro do Tambor é observado nos mínimos detalhes nessa Juvenille por todos os criadores e apreciadores da modalidade.

Para falar dos destaques deste ano, gostaria de destacar linhagem e treinadores. Mas gostaria também de observar dois pontos que considero relevantes. O primeiro é que existe uma obsessão de todos em encontrar um substituto para o Dash Ta Fame. E o segundo é a importância e valor das mães nos cruzamentos.

Veja no quadro acima os pedigrees de destaque. Vale lembrar que foi uma filha de Frenchmans Guy que ganhou o Juvenille, Tinys Stormy Weather, em mãe SF Tiny Bit Of Fame, que é Dash Ta Fame.

Entre os profissionais, há sempre muitos novos treinadores que, com frequência, visitam o pódio todos os anos, ao lado dos grandes treinadores já consagrados como Kassie Mowry, Troy Crumine, Marne Loosenort, Jolene Montgomery, Molli Montigomery, Kenna Squires, Cheyenne Wimbley, Bo Hill, Pete Oen, Danyelle Campbell, entre tantos outros.

E esta nova geração tem como destaque Brandon Cullins, Lacey Harmon, Hallie Hanssen e, a mais nova sensação, Arshley Schafer. Na categoria Futurity classificou cinco potros entre os 50 finalistas. Um recorde!

Nós, do B2B Ranch, temos um histórico de participar dos futurities nos Estados Unidos desde 2006. E acreditamos na existência de muito conhecimento passado entre várias geracoes de competidores e longo tempo de observação em cruzamentos que dão certo na pista de Tambor.

Bebel, Odolon e Evelino Rocha. Foto: Cedida

Este ano tínhamos a Mended Heart (Heart of the Cartel x French Bar Belle, por Frenchmans Guy), treinada por Lacey Harmon, vencedora dos Slots Race de 2016 e 2017. Uma pena ela ter escorregado nos dois primeiros tambores na disputa do Slot Race. O resultado no BFA não foi o esperado, mas Mended terá todo o ano para se provar nas pistas.

Ela era uma das favoritas, tinha sido destaque entre as potras na revista Barrel Race News, e entre os principais treinadores. Mas não foi desta vez. De qualquer forma, mais uma ótima experiência para o B2B no principal evento de potros dos Estados Unidos.

O recordista mundial de Três Tambores, o brasileiro Evelino Rocha, esteve conosco nessa jornada. Esteve junto a mim e a Bebel todo o tempo, o que enriqueceu nossa viagem. Ele sempre uma visão acurada de treinador recordista. Que é focado nos mínimos detalhes de tudo que acontecia. Desde manejo, equipamento, tratamento fisioterápicos, aquecimento dos animais e por fim das apresentações. Além de ser uma companhia agradável, educada e cortês.

Por Odilon Diniz Neto
Criador, proprietário e competidor, titular do B2B Ranch

Escreva um comentário