Geral

COVID-19: veja recomendações de limpeza e desinfecção de ambientes

Recomendações são para instalações comunitárias com suspeita ou caso confirmado no novo coronavírus

Sem dúvidas, há muito ainda para aprendermos sobre o novo coronavírus que causa a doença COVID-19. No entanto, entre as recomendações para se evitar o contágio da doença estão o isolamento social, a higienização frequente das mãos e, ainda, melhor atenção na limpeza de ambientes.

Com base no que se sabe atualmente sobre o vírus, a disseminação de pessoa para pessoa acontece com mais frequência entre contatos próximos, a cerca de 1.80 m. Dessa forma, a transmissão ocorre através de gotículas respiratórias.

Ademais, embora não tenha sido documentada ainda a transmissão da doença para pessoas através de superfícies contaminadas com o vírus não foi documentada, vale ficar atendo com a limpeza dos ambientes.

As evidências atuais sugerem que o novo coronavírus pode permanecer viável por horas a dias em superfícies feitas de uma variedade de materiais. Portanto, a limpeza de superfícies visivelmente sujas seguidas de desinfecção é uma medida prática recomendada para a prevenção de COVID-19 e outras doenças respiratórias virais em ambientes comunitários.

Recomenda-se fechar as áreas utilizadas pelas pessoas doentes e esperar o máximo possível antes de iniciar a limpeza e desinfecção para minimizar o potencial de exposição a gotículas respiratórias. Abra portas e janelas externas para aumentar a circulação de ar na área. Se possível, aguarde até 24 horas antes de iniciar a limpeza e desinfecção.

Como fazer a limpeza?

  • Se as superfícies estiverem sujas, elas devem ser limpas com detergente ou sabão e água antes da desinfecção.
  • Para desinfecção, soluções diluídas de alvejante doméstico, soluções alcoólicas com pelo menos 70% de álcool e os desinfetantes domésticos mais comuns devem ser eficazes.
  • Soluções diluídas de alvejante doméstico podem ser usadas se apropriado para a superfície. Siga as instruções do fabricante para aplicação e ventilação adequada. Verifique para garantir que o produto ainda não tenha expirado. Nunca misture alvejante doméstico com amônia ou qualquer outro limpador. O alvejante doméstico não vencido será eficaz contra os coronavírus quando adequadamente diluído.
  • Prepare uma solução de água sanitária misturando: 5 colheres de sopa por litro de água ou 4 colheres de chá por litro de água.
  • Para superfícies macias (porosas), como piso com carpete, tapetes e cortinas, remova a contaminação visível, se presente, e limpe com produtos de limpeza adequados indicados para uso nessas superfícies. Após a limpeza: se os itens puderem ser lavados, lave de acordo com as instruções do fabricante, usando a configuração de água mais quente e apropriada para os itens e depois seque-os completamente. Caso contrário, use produtos com as reivindicações de patógenos virais emergentes adequados para superfícies porosas.

Lençóis, roupas e outros itens que ficam na lavanderia

  • Não sacuda a roupa suja, isso minimiza a possibilidade de dispersar o vírus pelo ar.
  • Lave os itens conforme apropriado, de acordo com as instruções do fabricante. Se possível, lave os itens usando a configuração de água mais quente e apropriada para os itens e seque completamente. A roupa suja que entrou em contato com uma pessoa doente pode ser lavada com os itens de outras pessoas.
  • Limpe e desinfete os cestos para transportar roupas. Em caso de necessidade use equipamento de proteção individual.

Não esqueça de higienizar as mãos

  • Depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar
  • Depois de usar o banheiro
  • Antes de comer ou preparar alimentos
  • Após contato com animais ou animais de estimação
  • Antes e depois de prestar cuidados de rotina a outra pessoa que precisa de assistência (por exemplo, uma criança)

Fonte: Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos

Veja mais notícias no portal Cavalus