Dez dicas de Salto para cavaleiros de modalidades western

Você pode ter que enfrentar um salto ocasional, então esteja preparado!

Mesmo que você seja praticante de modalidades western ou apenas faça cavalgadas e passeios, em algum momento pode ter que lidar com uma situação em que precise saltar com seu cavalo.

Esta disciplina emocionante não é apenas para cavaleiros que montam no estio inglês. Os que convivem no mundo western também podem ter que saltar ocasionalmente sobre um tronco ou trilho.

Embora sua postura para esse tipo de situação não precise ser perfeita, há algumas dicas que você deve saber para aumentar a segurança.

1 – Seus estribos precisam ser ajustados. Encaixa bem e sinta o final dele em seu tornozelo. Mantenha uma leve flexão no joelho, o que ajudará a absorver o choque do salto.

2 – Pratique a posição do corpo durante o salto. Levante-se da sela inclinando-se ligeiramente para a frente sobre o pescoço do cavalo. Sua parte inferior deve estar fora da sela cerca de 20 centímetros. Esta posição é útil antes e durante o salto, especialmente para iniciantes.

3 – Segura as rédeas com as duas mãos. Desta forma, você pode dirigir seu cavalo até o obstáculo. Mantenha contato com a boca do seu cavalo.

4 – Não se esqueça de dar ‘rédeas’ ao seu cavalo durante um salto. É aqui que as mãos vão para a frente e permitem que o cavalo estique o pescoço sem esbarrar no freio.

5 – É melhor começar devagar e progredir. Seu cavalo também está aprendendo. Um tronco no chão é uma excelente maneira de introduzir saltos se você e seu cavalo não estão acostumados.

6 – Quando estiver em uma trilha, tente apenas um salto se tiver certeza de que o piso está bom. Trilhas cobertas de folhas, pedras ou declives acentuados podem ser perigosas.

7 – Siga atrás de um cavalo experiente se sua montaria parecer insegura.

8 – Use sempre equipamento de proteção, como botas adequadas e um capacete.

9 – Avise a outra pessoa que você vai praticar saltos, especialmente se estiver sozinho. É uma boa ideia ter companhia nas primeiras vezes.

10 – Se você desenvolver interesse em saltar para além dos pequenos obstáculos, invista no tipo certo de sela. Será mais confortável para você e seu cavalo.

Prepare-se para o que vier pelo caminho!

Fonte: Emily Fought/Cowgirl Magazine
Tradução e adaptação: Luciana Omena
Foto: Hive Miner

Deixe um comentário