O Freio de Ouro, prova máxima da raça Crioula, tem como novidade para o ano que vem a realização de uma classificatória no Rio de Janeiro

Cerca de 20 mil pessoas acompanharam a edição desse ano do Freio de Ouro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. A prova que celebra os melhores exemplares da temporada do cavalo Crioulo é realizada todos os anos pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos. Para a 37ª edição, em agosto de 2018, a Comissão de Provas Funcionais e a diretoria da ABCCC já definiram as datas das classificatórias. A agenda da raça para o ano que vem também contará com a FICCC, considerada a ‘Copa do Mundo’ do Cavalo Crioulo, que acontece a cada três anos e que será realizada no Brasil na próxima temporada.

A grande novidade para o Freio de Ouro de 2018 será a realização de uma seletiva no município de Sapucaia/RJ. A novidade representa a chamada Região Oito (que constitui os Estados fora da Região Sul do Brasil) e substitui a classificatória que antes era realizada em São Paulo, na cidade de Itu. Também serão realizadas classificatórias nos municípios gaúchos de Camaquã e Uruguaiana, além de Ponta Grossa, no Paraná, que será a sede da semifinal das Regiões Cinco e Sete, que engloba os estados de Santa Catarina e Paraná, e que se juntam às tradicionais classificatórias realizadas em Brasília e Esteio, Bocal de Ouro e as eliminatórias na Argentina e Uruguai.

Foto: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação

As decisões também dizem respeito a Paleteada, que terá o total de três classificatórias, nas cidades gaúchas de Bagé, Alegrete e Osório. Também para o próximo ano, as finais de quatro modalidades estarão reunidas em um mesmo fim de semana. As decisões do Freio do Proprietário, Ranch Sorting, Campereada e La Rienda agora irão compor um único grande evento em Esteio, entre os dias 27 e 30 de setembro. Em 2017, essas quatro provas fizeram suas finais pela primeira vez fora da Expointer, em finais de semana distintos. Já o Rédeas de Ouro segue em Campina Grande do Sul/PR, com nova data. Em breve, será divulgado o calendário de rota das seletivas Morfológicas que distribuem os passaportes para a Final da Morfologia da Expointer.

Confira as datas e programe-se para acompanhar o que tem de melhor na raça: 5 a 8 de abril – Bocal de Ouro – Esteio/RS; 14 a 20 de maio – Classificatória Aberta e FICCC – Esteio/RS; 7 a 10 de junho – Classificatória Região Sul – Camaquã/RS; 21 a 24 de junho – Classificatória SC/PR – Ponta Grossa/PR; 31 de maio a 1º de junho – Classificatória Região Norte – Uruguaiana/RS; 5 a 8 de julho – Classificatória Região Oito – Sapucaia/RJ; 12 a 15 de julho – Classificatória Região Oito – Brasília/DF.

Colaboração: AgroEffective Comunicação

Escreva um comentário