Rédeas

Copa Five Points de Rédeas foi uma das atrações da 85ª Expozebu

Mercado do cavalo do Triângulo Mineiro tem um reforço positivo e importante do super campeão Gilsinho Diniz

Quando se fala em Rédeas, o sobrenome Diniz está diretamente ligado à essa modalidade! Depois que se instalou no Triângulo Mineiro, com seu Centro de Treinamento, Gilson Diniz Filho tem movimentado o esporte da forma que pode. Seja com novos adeptos deixando cavalos em treinamento com ele, novos assistentes, cavalos de renome que passaram atuar na região e fazendo provas.

Exemplo disso é o número bacana de novos competidores na categoria Principiante da 2ª Equishow | 1ª Copa Five Points de Rédeas que aconteceu no último dia 27 de abril em Uberaba/MG. Ano passado, além da primeira edição desse evento, houve também o Campeonato do Triângulo Mineiro de Rédeas. Uma forma de fomentar a modalidade é assim, promovendo eventos, colocando cavalos e competidores dentro da pista, mostrando a força da Rédeas para um público cada vez maior.

Copa Five Points de Rédeas
Comemoração da Amador

“Ano passado fizemos a primeira Equishow em Uberaba, com uma enorme aceitação de todos, incluindo as presenças de Rodrigo Minotauro e Rio Negro, da dupla com Solimões. Para esse ano, adicionamos ao nome Copa Five Points, pois conseguimos o apoio de cinco haras da região, que deram a premiação garantida para o conforto de todos os competidores. Só tenho a agradecer a esses parceiros”, comentou Gilsinho.

Foram 47 inscritos, mantendo a média do ano passado. “Até esperava um pouco mais de gente, mas ficamos uma semana antes da Copa Haras Sacramento, que vai ser em Avaré/SP. Isso acaba dividindo um pouco o pessoal. Algumas pessoas precisaram priorizar ou uma ou outra prova. Mas foi um fato que serviu de aprendizado para o ano que vem pensarmos em não chocar a nossa data com outro evento importante da modalidade”, reforçou o treinador.

Copa Five Points de Rédeas
Letícia Farina e Jonathan Cândido

O nível alto das provas, com notas acima da média, foi algo que deixou Gilsinho muito feliz. “Tivemos Hiram Resende julgando a nossa prova, juiz ANCR e NRHA, conhecido como um dos juízes mais exigentes da modalidade. Então podemos ver, pelas notas que ele atribuiu, que o nível do evento foi altíssimo. E isso é muito bom para o esporte como um todo, pois faz com que as pessoas queiram preparar bem seus animais e se apresentar de acordo com as regras para estarem entre os primeiros”.

Foram R$ 30 mil garantidos para as categorias Aberta e Amador. E mais rateio para a categoria Principiante. Na Aberta, o campeão ainda ganhou uma cobertura do Casual Great Whiz, ofertada pelo Candido’s Ranch, que também deu uma cobertura do A Son Ofa Gunner para o campeão da Amador. O campeão da Aberta foi Gilson Diniz Filho com Morango Doc, nota 74. “Conheço esse cavalo há muito tempo, quando preciso garantir algum resultado eu recorro a ele, pois é bastante consistente, não oscila”, contou Gilsinho.

Copa Five Points de Rédeas
Gilsinho Diniz (esquerda) com os representantes do Five Points: Fazenda Haras Retiro Velho, Haras Dan Dan, Haras Medalha Milagrosa, Rancho G e Haras Costa Ferreira

O segundo lugar ficou para Jonathan Cândido, 73,5 pontos. Seguidor por Gilson Diniz Filho em terceiro e quarto, com 72 pontos e 71,5 pontos; Gilson Diniz com 70,5 pontos; e em sexto, Carlos Henrique (Índio) com 69 pontos. Leticia Farina ganhou a Amador ao marcar nota 72. O pódio ficou completo com Giovanna Diniz com o segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente notas 71,5 pontos, 71 pontos e 70,5 pontos; Jonathan Cândido e Lucas Avelino em quinto, 70 pontos.

Na Principiante, Lucas Natal, da cidade de Patrocínio/MG, fez sua primeira prova e ficou com o título ao marcar 69 pontos. Jacques Junior, do Haras Retiro Feliz também estreou nas pistas, levou quatro cavalos, e ficou com o segundo e o terceiro lugares, marcando 67,5 pontos e 66,5 pontos. O mesmo aconteceu com Ana Luiza, que já pegou pódio em sua estreia, quando marcou 66 pontos para ficar com o quarto lugar. O pódio ficou completo com Danilo Barbosa em quinto, 65 pontos, e Régis Borge Figueiredo, 63 pontos.

Copa Five Points de Rédeas
Principiante

A Equishow, que foi realizada na Fazenda Experimental da ABCZ – Orestes Prata Tibery Júnior, é parte da programação de maior feira de gado zebu do mundo. Além de Rédeas, também contou com prova de Ranch Sorting, levando as raças Quarto de Milha e Crioulo para a pista. A 85ª Expozebu está acontecendo desde o dia 27 de abril e vai até dia 5 de maio no Parque Fernando Costa.

A movimentação financeira da feira é gigantesca, convergindo pessoas vários países e todos os estados do Brasil para suas atrações, que vão desde julgamentos e leilões a shows e provas equestres, passando por cursos, mostras, feira comercial. A expectativa é atrair mais de 300 mil pessoas até a finalização do evento e movimentar cerca de R$ 170 milhões de reais.

Por Luciana Omena
Fotos: Cedidas

X