Team Roping

Conheça um pouco mais sobre o ‘Joãozinho Sem Limites’

Publicado

⠀em

Quando o amor nos torna capaz de tudo e os cavalos nos dão o apoio para superamos ainda mais qualquer barreira

O pequeno laçador conquista fãs por onde passa. Uma limitação de nascença não o impede de fazer o que mais ama, que é laçar. Você pode vê-lo nas provas de Team Roping, acompanhado dos pais Du e Andrea, que são expositores de botas, cordas e acessórios para cavalo e cavaleiro. João Eduardo Marques de Oliveira, ou Joãozinho Sem Limites, como é conhecido, tem oito anos e nasceu com um defeito congênito, não tem a mão esquerda.

“O João foi um bebê super ativo e alegre, cresceu fazendo tudo que todas as crianças fazem. Desde seu nascimento até um ano de idade, recebemos acompanhamento de uma terapeuta ocupacional, que nos ajudou muito para auxiliá-lo a fazer todas as coisas do seu jeito”, conta Andrea.

E foi assim, cercado de todo cuidado, que ele aprendeu sozinho como se vestir e comer com os talheres e até mesmo amarrar o tênis. E cada evolução enchia de alegria o coração dos pais e, muitas vezes, os surpreendia. A família é de São José do Rio Preto, uma região de muitos laçadores. Du é um deles, mas fez uma promessa quando o filho nasceu: só voltaria a laçar caso o filho se interessasse também pelo esporte. E foi exatamente isso que aconteceu. João cresceu apaixonado por cavalos e pelo Laço.

“Não pensei duas vezes, laçar era minha maior paixão. Fiz a promessa pensando nele, que a partir daquele dia nada mais importava, apenas a saúde e o desenvolvimento do meu filho. E Graças a Deus ele cresceu forte e com saúde, é muito inteligente, carismático e o meu maior incentivador. Voltei a laçar esse ano”, relata Du. Para a mãe orgulhosa, foi uma felicidade ver que o filho incentivou o pai a voltar a laçar.

Joãozinho compete na Prova do Cavalete e também faz Working Penning. No Cavalete já foi campeão na Prova do Issao, Prova Team Roping dos Campeões em Nova Andradina. Os cavalos que ele monta são: Jade no Working Penning e para treinar laço é com o Sucesso da Seleção HRF, que em breve vai estar em pista.

Ele não para, presta atenção em tudo, é carinhoso com os pais e as brincadeiras que mais gosta, depois de estar em cima do cavalo, são andar de bicicleta e jogar bola. Para tudo que ele gosta de fazer, ele arruma um jeitinho. “É uma sensação inexplicável ver nosso filho ativo, fazendo de tudo igual qualquer outra criança, um misto de alegria, satisfação e muito orgulho”.

Quando indagado qual o sonho dele como competidor, com um sorriso no rosto ele prontamente respondeu: “Laçar com o pai no Team Roping!”. Que ele realize logo seu sonho de laçar com pai e nós estaremos aqui na torcida para ver essa dupla! E ele tem uma conta no Instagram – @joaozinhosemlimites – onde posta tudo que faz com os cavalos. Confere lá depois me conta se esse menino não é de arrepiar!

Por Verônica Formigoni
Fotos: Arquivo Pessoal

WordPress Ads
WordPress Ads