Crioulo

Cavalo Crioulo define campeões da Exposição Nacional Morfológica

Publicado

⠀em

Na programação da Expointer 2018, cavalo de parceria de cabanhas de Rondônia e Rio Grande do Sul vence o grande campeonato e título de melhor exemplar da raça

Depois de 17 Passaportes em oito estados brasileiros, e de duas Prévias Morfológicas, a Expointer revelou os grandes campeões da Exposição Nacional do Cavalo Crioulo. A final, que aconteceu de 27 a 29 de agosto, contou com cerca de 250 animais da raça, que entraram em pista para disputar os títulos nas diversas categorias além dos grandes campeonatos do ano.

De fato, os melhores exemplares entraram para a competição. Na pista da Exposição Nacional Morfológica do Cavalo Crioulo na Expointer, o macho Querendon do Recanto Crioulo e a fêmea Convocada Cala Bassa sagraram-se vencedores.

Cavalo Crioulo

Querendon do Recanto Crioulo. Foto: Fagner Almeida

O cavalo conquistou os prêmios de Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça e a égua venceu como Grande Campeã. As competições acontecem no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. O cavalo Crioulo já foi representado na programação pela final do Freio de Ouro e agora com a exposição morfológica. Até amanhã, dia 2 de setembro, outros resultados para raça serão revelados, como a prova de Paleteada e o Freio Jovem.

O macho foi exposto na competição por Vinícius, Rafaela dos Santos, Renaro dos Santos e Sergio Freitas. A cabanha Dom Vico está localizada em Porto Velho/RO e a cabanha Melodia em Santiago/RS.

“É um sonho de criança conquistar esse título. Graças a Deus conseguimos esse fato, que foi sofrido e batalhado”, comemora o proprietário, Renaro Cardoso dos Santos, destacando que trata-se de um exemplar dócil. “É de criança cavalgar”, complementa.

Cavalo Crioulo

Convocada Cala Bassa. Foto: Felipe Ulbrich

Já a fêmea representa as cabanhas Cala Bassa e Argentina, localizadas na cidade de Bagé/RS. “Mais uma vez ficamos entre os melhores e graças a Deus foi um ano sonhado. Trabalhamos firme e duro e sabíamos que tínhamos potencial. Chegar aqui e ser eleito o melhor não é fácil, pois temos qualidade em pista. São muitos anos de planejamento e genética, buscando estes objetivos”, destacou o criador Marcelo Rezende Móglia.

Para o vice-presidente de Eventos da ABCCC, Eduardo Azevedo, o campeonato foi de alto nível. “Tivemos um show e tanto aqui nesta pista com a qualidade, o preparo dos animais e o profissionalismo de todos os envolvidos. A exposição só confirma o crescimento da raça, que está se consolidando, a cada ano, pelo trabalho sério e bem feito”, destacou.

A análise dos jurados da exposição, Luiz Alberto Martins Bastos, categoria machos, e o argentino Carlos Solanet, na categoria fêmeas, considera, por exemplo, características como temperamento do animal e relevo muscular, entre outros.

Os resultados completos e demais informações: www.abccc.com.br.

Colaboração: AgroEffective Comunicação

WordPress Ads
WordPress Ads