Mangalarga

Desfile de cavalos Mangalarga recebe príncipe Dom Bertrand em Guaratinguetá

Publicado

⠀em

A passagem do Chefe da Casa Imperial do país na cidade é resultado do projeto “A Jornada dos Príncipes”, que visa celebrar o bicentenário da Independência do Brasil

Um desfile de cavalos da raça Mangalarga, do Haras Lagoinha, foi realizado no domingo (15) em Guaratinguetá/SP em comemoração à visita do príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança. 

Sobretudo, a ida do príncipe até a cidade do Vale do Paraíba não foi ao acaso. Pelo contrário, é resultado do projeto “A Jornada dos Príncipes”, que visa antecipar as celebrações do bicentenário da Independência do Brasil, que será comemorado em 2022.

Afinal, Dom Bertrand é tetraneto de Dom Pedro I e D. Leopoldina, e, atualmente, o Chefe da Casa Imperial do Brasil. O projeto foi idealizado pelo cineasta e vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Malcolm Forest.

Dom Bertrand e Marina Iorio
Dom Bertrand e Marisa Iorio

No encontro em Guaratinguetá, o príncipe foi recebido pelo prefeito Marcus Soliva na antiga Estação Ferroviária, que foi restaurada. Contudo, vale ressaltar que o prédio foi construído no tempo de D. Pedro II.

Depois, o príncipe foi homenageado com um desfile de cavalos da raça Mangalarga sob a liderança da madrinha da jornada, Marisa Iorio. A cavalaria São Benedito também se juntou ao cortejo real pelas ruas da cidade de Guaratinguetá.

“O evento foi maravilhoso, acima do esperado, recepção maravilhosa. O desfile foi muito bom, muito receptivo. Adoramos participar e fomos recebidos por todos com muito gosto”, disse Marisa.

Desfile de cavalos Mangalarga foi realizado em Guaratinguetá em homenagem a visita do príncipe

Ainda de acordo com a madrinha do evento, ela está ansiosa para as próximas paradas da Jornada dos Príncipes que serão realizadas até 2022.” Temos ainda as 19 cidades para visitar, eu quero conhecer cada uma. Estou feliz de fazer parte desse grande evento e colocar a raça Mangalarga na história do Brasil”.

Homenagem à Dom Bertrand

Na sequência do desfile, o príncipe Dom Bertrand recebeu a chave de São Frei Galvão de Guaratinguetá. Além disso, foi homenageado também com a comenda de mérito da cidade.

“Todos receberam benção na igreja matriz de Santo Antônio. Dom Bertrand de Orleans e Bragança visitou o templo e fez oração. O povo de Guaratinguetá o acolheu muito bem pedindo fotos e autógrafos”, disse o idealizador do evento, Malcolm Forest

Dom Bertrand recebeu a chave de São Frei Galvão de Guaratinguetá

Em seguida, Dom Bertrand ainda fez uma visita a casa da Família Maia e a casa de Frei Galvão. Depois, no Museu São Frei Galvão, Malcolm Forest apresentou o projeto aos presentes.

Ademais, o desembargador José Antônio de Paula Santos também discorreu sobre os 700 anos da fundação da Ordem de Cristo. De maneira idêntica, Dom Bertrand de Orleans e Bragança também falou com o público.

Por fim, encerrando o dia com chave de ouro, foi apresentado o filme “Frei Galvão, o Arquiteto da Luz” realizado por Malcolm Forest.

“A Jornada dos Príncipes”

Em 2022, o país irá esse marco da história. Por isso, o cineasta e vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Malcolm Forest, lançou esse projeto nacional, histórico, cultural e de cunho patriótico.

Em 2022 o Brasil celebra o bicentenário da Independência

Contudo, “A Jornada dos Príncipes” teve início em 2018. O evento inaugural foi realizado com sucesso na cidade de Jacareí, portal do Vale do Paraíba no dia 19 de agosto.

Leia mais notícias no portal Cavalus

Agora, pretende até 2022 resgatar a trajetória do Príncipe D. Pedro, do Rio de Janeiro a São Paulo, para a proclamação da Independência do Brasil. Ao todo, serão 19 cidades visitantes durante o programa, Guaratinguetá foi a primeira delas.

Por Natália de Oliveira/Equipe Cavalus
Crédito das fotos: Divulgação/Sueli Linces

WordPress Ads
WordPress Ads