Saúde Animal

4 dicas para manter o seu cavalo atleta com o melhor desempenho

Sobretudo, a saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental e social. Veja como manter seu atleta equino feliz, saudável e no topo do pódio

Todo mundo sabe que não existe nenhuma fórmula mágica para manter os cavalos atletas em excelente forma ao longo dos anos de competição. No entanto, é possível, sim, seguir alguns cuidados para tratar da saúde e do bem-estar do seu equino, em três quesitos fundamentais: físico, mental e até social.

Por isso, separamos nove dicas para te ajudar a manter o seu cavalo atleta com o melhor desempenho nas provas. Neste caso, antes de mais nada, saiba que é imprescindível priorizar a saúde e a felicidade do animal, tendo sempre como melhor aliado um bom médico veterinário, ok.

Confira as dicas:

  1. Rotina de exercícios adequada: a melhorar estratégia para otimizar a saúde do seu cavalo é manter uma rotina de exercícios adequada e com um cronograma variado. Afinal, é importante não submeter sobrecarregar o cavalo, evitando assim lesões desnecessárias. Afinal, dentro dessa rotina os descansos são fundamentais, ok.
  2. Cuidado com o casco: assim como a unha humana, o caso do cavalo cresce o tempo todo e, por isso, precisa de manutenção e cuidados. Como é o alicerce do corpo do animal, precisa estar bem feito, fixado e estruturado. A frequência para fazer o casqueamento vai depender do tipo de atividade do cavalo. Fique atento!
  3. Nutrição e suplementação: Todo mundo sabe que uma alimentação adequada é capaz de evitar muitos problemas de saúde, não é mesmo? Com os cavalos não é diferente. Por isso, não deixe de falar com um profissional capacitado para criar um programa de feno e alimentação de alta qualidade para o seu cavalo atleta, que poderá incluir também os suplementos necessários.
  4. Bem-estar geral: Não há desculpa para não conhecer o relatório médico completo do seu cavalo. Além disso, uma temporada de sucesso não se resume somente a ter um bom treinador e ferrador, você também precisa do acompanhamento regular de um bom médico veterinário. Nunca consulte o Dr. Google sobre um problema com o seu cavalo atleta. Isso poderá comprometer os seus resultados em pista e, pior, colocar em risco a vida do seu amigo equino.

Onde encontrar produtos de qualidade?

Agora que você já sabe que é importante cuidar da nutrição e suplementação do seu cavalo, não deixe de acessar o site da Protécnica para adquirir alguns produtos. Lá você vai encontrar uma grande variedade de suplementos de qualidade comprovada.

Não perca tempo, acesse www.protecnica.com.br e confira!

Fonte: AV Comunicação Equestre e Assessoria de Imprensa
Foto: Pexels

Veja mais notícias sobre Saúde Animal no portal Cavalus