Muitas enfermidades estão relacionadas com a nutrição e alterações realizadas nas dietas dos cavalos, tanto dos animais jovens quanto dos adultos

 Algumas delas são mais comuns no dia a dia. Um exemplo, bem conhecido, é a Síndrome Cólica, assim chamada por ser um conjunto de fatores que ocasionam desconforto abdominal.  É uma das mais frequentes e que nos mostra que houve algum problema com o manejo dos equinos.

Seja pela quantidade ofertada e/ou pela qualidade dos alimentos fornecidos. Há uma vasta variedade de cólicas equinas, que podem ser causadas por fornecimento de volumosos de baixa qualidade, erros no fornecimento de água, como também do concentrado.

Outra enfermidade relacionada com a alimentação é a Osteodistrofia Fibrosa, comumente conhecida como ‘cara inchada’. Esta afecção se caracteriza pela reabsorção do cálcio nos ossos, principalmente da face, devido a um desequilíbrio na relação Ca:P (cálcio e fósforo) no sangue.

Os animais apresentam aumento de volume nos ossos da face, pela reposição do Ca retirado por tecido conjuntivo. Alguns fatores podem contribuir para esta situação, como a deficiência de Ca e excesso de P na alimentação, ingestão de oxalato que torna o Ca indisponível, e deficiência de vitamina D.

Nos potros podemos falar das Doenças Ortopédicas do Desenvolvimento (DOD’s) muito relacionadas com a nutrição ofertada neste período. As DOD’s de origem nutricional, geralmente, são ocasionadas pelo excesso de energia na dieta desses potros, onde podemos ter um crescimento muito rápido, levando a uma sobrecarga nas placas de crescimento.

Estas enfermidades deixam claro a importância de uma alimentação balanceada para os equinos, onde fornecemos o que é realmente necessário para cada categoria, para sua melhor expressão genética e de desempenho. Como também a realização de um correto manejo, com cuidados no fornecimento de água, volumoso, concentrado e sal mineral (quantidades, frequência e qualidade).

Por Luzilene Souza
Médica Veterinária e Supervisora Técnica de Equinos da Guabi Nutrição e Saúde Animal

36 Comentários

  1. you’re in point of fact a excellent webmaster. The website loading
    pace is incredible. It sort of feels that you’re doing any unique trick.
    In addition, The contents are masterpiece. you have done
    a excellent task in this subject!

  2. You are so interesting! I don’t believe I’ve truly read
    through something like that before. So great to find another person with a few original thoughts on this issue.

    Seriously.. thanks for starting this up. This site is one thing that is needed on the internet, someone with a little originality!

  3. Hi, I do believe this is an excellent web site.
    I stumbledupon it 😉 I’m going to come back yet again since i have book marked it.
    Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to help
    other people.

  4. I simply couldn’t go away your site prior to suggesting that I really enjoyed the usual info a person provide to your guests?

    Is gonna be back regularly to check out new posts

  5. I’m impressed, I have to admit. Genuinely rarely should i encounter a weblog that’s both educative and entertaining, and let me tell you, you may have hit the nail about the head. Your idea is outstanding; the problem is an element that insufficient persons are speaking intelligently about. I am delighted we came across this during my look for something with this.

Escreva um comentário