Com o crescimento do nível de exigência dentro da pista, há uma urgência maior em relação à performance dos cavalos

Em qualquer modalidade, onde o alto rendimento dos cavalos é exigido. Em algumas, como Team Penning, por exemplo, o ideal é que o cavalo tenha agilidade e velocidade, só é possível se ele estiver sem dores, equilibrado e flexível. Em busca desta melhora no desempenho dos equinos houve um aumento na procura das chamadas terapias complementares. Entre elas:

Fisioterapia

Assim como na fisioterapia humana, são utilizados diversos aparelhos, tais como: estimulador elétrico muscular, laser, ultrassom, magnetos, entre outros. Cada vez mais, estas modalidades fisioterapêuticas têm auxiliado os cavalos na melhora do seu desempenho atlético.

Tanto é que durante dois grandes eventos equestres sediados nos Estados Unidos – Olimpíada de Atlanta 1996 e Jogos Equestres Mundiais no Kentucky em 2010 – foram oferecidos tratamentos fisioterápicos pela organização a todos os cavalos participantes.

Acupuntura

Muito utilizada para o restabelecimento do equilíbrio natural do cavalo. Podemos estimular ou sedar os pontos utilizando agulhas e também através da moxabustão, acupressão ou eletroacupuntura, dentre outras técnicas. Podemos também associá-la com outras modalidades terapêuticas, otimizando o tratamento.

Quiropraxia

Se ocupa das disfunções da coluna vertebral e do sistema locomotor, restabelece a mobilidade articular correta e melhora o movimento das articulações da coluna vertebral e das extremidades.

Kinesio Taping

Frequentemente, o tratamento resulta em um alívio imediato da dor e um alívio da tensão corporal. É importante salientar que a quiropraxia é uma terapia integrada, ou seja, trabalha em conjunto com outros tipos de terapias.

Liberação Mio-Fascial

Fascia é uma estrutura única que se estende da ponta da orelha aos cascos do cavalo, suportando e envolvendo todas as estruturas do corpo. A liberação mio-fascial busca o relaxamento e atenuação das fibroses baseada na concepção de que tensões e encurtamentos em qualquer lugar da fascia podem afetar a função total do corpo e trazer restrições ao animal.

No tratamento, são usadas pressões prolongadas utilizando-se dedos, mãos e cotovelos. Associar a liberação mio-fascial com a quiropraxia pode proporcionar resultados mais efetivos e duradouros.

Alongamentos

A elasticidade dos músculos, tendões e ligamentos permite movimentos mais rápidos e ajuda a prevenir lesões. Uma ferramenta muito eficaz quando pensamos no aumento da elasticidade muscular, tendínea e ligamentar é o alongamento do equino atleta.

Kinesio Taping

Método inventado há mais de 30 anos pelo quiropraxista Kenzo Kase,  Kinesio Taping  tem como finalidade tratar e prevenir lesões musculares, articulares, tendíneas e ligamentares sem limitar os movimentos do corpo e sem utilizar medicamentos ou substâncias químicas. A Kinesio Taping facilita o processo de cicatrização de uma lesão e também ajuda a prevenir lesões, pois aumenta o estímulo proprioceptivo. Outra função é o aumento do fluxo sanguíneo e linfático.

Por Monica Platzeck
Médica Veterinária, especialista em Fisiologia do Exercício pela USP e em Biomecânica pela UGF, sócia da Sociedade de Terapia Brasileira
Fonte: Editora Passos
Fotos: equine physio wirral

Escreva um comentário