A equinocultura vem crescendo a cada dia, e cada vez investindo em mais tecnologia e saúde para os animais, principalmente quanto tratamos de animais de esporte.

Equinos de competição precisam estar em perfeitas condições de saúde, com seus organismos em total equilíbrio, para conseguirem desempenhar suas funções de maneira correta. Portanto a anemia acaba se tornando um problema rotineiro no dia a dia de hípicas ou haras.

A anemia é uma das anormalidades mais frequentes encontradas em clínica. Elas são condições patológicas secundárias a alguma doença ou algum outro órgão ou sistema. São caracterizadas pela diminuição da taxa de eritrócitos, de hematócrito, hemoglobina circulante e consequentemente acarretam em uma menor oxigenação do organismo. A Anemia pode ser decorrente de diversas causas desde parasitoses até doenças imunomediadas. Se não tratada o animal pode vir a apresentar fraqueza, anorexia, queda de performance, intolerância ao exercício, sopro cardíaco, e até mesmo chegar a morte. O tratamento se baseará na resolução da etiologia primária.

Vista dorsal dos
acupontos de equinos
(SHOEN, 2006).

A acupuntura é uma terapia que vem ganhando espaço no mundo ocidental, e sua indicação pode ser para pacientes anêmicos, imunossuprimidos e outras afecções. A utilização da acupuntura tem como finalidade a cura ou a prevenção dos desequilíbrios da Energia Interna.

O sangue, também conhecido como Xue, na Medicina Chinesa apresenta um significado diferente da medicina ocidental. Ele faz parte das Substâncias Vitais do organismo, juntamente com o Jin Ye (fluido corpóreo), Jing (essência), Shen (mente), e o próprio Qi (energia). Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o sangue é uma forma de Qi só que em forma mais densa e material. Além disso o Xue é inseparável do Qi, pois o Qi proporciona vida ao sangue e sem o Qi o Sangue (Xue) seria um fluido inerte.

Segundo a Medicina Chinesa, o sangue é produzido principalmente pelo baço/pâncreas, e rins. Enquanto o pulmão, o coração e o fígado tem importantes funções na transformação, movimentação e estocagem do Xue. O sangue possui três funções principais, nutrir, manter e umedecer estruturas como pele, pelos, tendões, ossos, órgãos, canais e qualquer outro tecido que necessite de sua nutrição. Os desequilíbrios de sangue se apresentam de três maneiras: deficiência do Xue, calor de Xue e estase de Xue.

A Deficiência do Sangue é uma condição observada quando se tem uma insuficiência de sangue decorrente de uma produção ineficiente ou uma hemorragia. Em condições mais crônicas pode apresentar anemia, mas vale ressaltar que nem todos os casos de Deficiência do Sangue apresentarão esta condição. Os sinais mais comuns apresentados são insônia, palpitações, tontura, pele seca, contratura tendínea e cabelos ou pelos secos e sem vida.

Nos casos de Estase de Sangue ocorre a falha na movimentação adequada do Sangue e ele para em algum local. A obstrução dessa movimentação geralmente decorre de algum trauma e caracteriza-se por sinais de contusão, nódulos, inchaços, coágulos de sangue, e dor.

Vista ventral dos
acupontos de equinos
(SHOEN, 2006).

Quando existe Calor no sangue teremos sintomas como sensações de calor, lesões de pele com características avermelhadas, quentes, sede, hemorragias, língua vermelha e pulso rápido. Quando o calor se localiza no sangue do Fígado teremos dermatites caracterizadas por coceiras, calor e vermelhidão. Se houver calor nos Intestinos, teremos sangue nas fezes. E se o calor estiver localizado no sangue do Coração teremos sinais de ansiedade e inquietude mental.

A perda de sangue pode ocorrer por duas causas, uma primeira em que o Qi se encontra deficiente e não consegue segurar o sangue nos vasos, ou em segundo por calor no sangue, este calor presente no Xue acaba por empurrar o sangue para fora dos vasos. As manifestações clínicas incluem epixtases, petéquias, hematêmese, melena, hematúria.

Para iniciarmos um tratamento com Acupuntura, primeiramente devemos identificar o padrão de desarmonia presente segundo as teorias do Zang Fu, Cinco Elementos e Oito Princípios. Uma vez determinado o padrão podemos então iniciar o protocolo de tratamento.

 

O tratamento das anemias envolve alguns aspectos comuns independente da etiologia que a iniciou. Por serem geralmente padrões de Deficiência ou Vazio de Yang, o princípio básico da terapêutica envolverá tonificação. Os órgãos relacionados com a síntese de sangue devem ser estimulados por meio da tonificação com Moxa ou eletroacupuntura, e os principais pontos utilizados no tratamento de casos de anemia são: B17, B18, B20, B21, B23, BP3, BP6, BP10, E36, F8, VB39, PC3, IG11, VC4, VC6, VC12, VG20. Caberá então ao veterinário acupunturista determinar quais pontos utilizar baseando-se nas suas funções e no padrão de desarmonia que o equino apresenta.

Pontos Acupuntura Equino (internet).

Concluímos, portanto, que na rotina da clínica de equinos a anemia gera grandes perdas e prejuízos, tanto aos animais como aos proprietários. As mais diversas patologias podem vir a causar alterações no sistema hematológico. Hemoparasitoses, doenças crônicas, doenças renais, doenças autoimunes, assim como outras patologias diariamente diagnosticadas levam a diminuição dos parâmetros sanguíneos fisiológicos. Embora o tratamento de várias destas doenças se baseie no tratamento suporte do animal, ainda existe um déficit no mercado alopático medicamentos que auxiliem no processo de produção sanguínea. Contudo, na MTC, podemos modular este processo orgânico, auxiliando na recuperação de pacientes enfermos e convalescidos.

Uma doença do sangue pode se manifestar e ter tratamento conforme o órgão afetado. Cabe ao veterinário saber identificar e interpretar os padrões corretamente, para poder formar um protocolo de tratamento de acupuntura. Desta forma o tratamento se torna mais eficaz, e a resolução da anemia ocorre mais rapidamente.

Como auxilio da acupuntura conseguimos melhorar o desempenho dos equinos e prevenir o aparecimento das anemias, e quando feito o tratamento a resolução da diminuição do hematócrito ocorre de maneira mais rápida, gerando um menor prejuízo a atividade da equideocultura.

Por Letícia Viana Valle Vieira – Médica Veterinária

Foto : Cedida

20 Comentários

  1. I love your blog.. very nice colors & theme. Did you create this website yourself or did you hire someone to do it for you?
    Plz respond as I’m looking to create my own blog and would like to
    know where u got this from. kudos

  2. excellent publish, very informative. I’m wondering why the opposite specialists of this sector do not realize this.

    You should proceed your writing. I’m confident, you have a huge readers’ base already!

  3. I just like the helpful information you supply to your articles.
    I’ll bookmark your weblog and check once more right here frequently.
    I am slightly certain I’ll be told many new stuff proper here!

    Good luck for the next!

  4. Hi there! I could have sworn I’ve been to this website before but after looking at
    a few of the articles I realized it’s new to me.
    Regardless, I’m definitely happy I stumbled upon it and I’ll be book-marking it and checking back
    regularly!

  5. Have you ever considered creating an ebook or guest authoring on other sites?

    I have a blog centered on the same subjects you discuss and would really like to have you share some stories/information. I know my readers would appreciate your
    work. If you’re even remotely interested, feel free to shoot me an e mail.

  6. Descargar facebook
    Howdy I am so grateful I found your blog page, I really found you by error,
    while I was looking on Aol for something else, Nonetheless I am here now and would
    just like to say many thanks for a incredible post and
    a all round exciting blog (I also love the theme/design),
    I don’t have time to go through it all at the moment but I have book-marked it and also added your
    RSS feeds, so when I have time I will be back to read more, Please do keep up the great work.
    Descargar facebook

  7. Wonderful beat ! I wish to apprentice whilst
    you amend your web site, how could i subscribe for a weblog web site?
    The account helped me a acceptable deal. I have been a little bit acquainted of
    this your broadcast offered brilliant transparent idea

  8. Quest bars cheap fitnesstipsnew1 quest bars cheap 516999410492780544 quest bars cheap
    Great post. Quest bars cheap fitnesstipsnew1 quest
    bars cheap 516999410492780544 quest bars cheap

  9. I’m not that much of a internet reader to be honest but your sites really nice, keep it
    up! I’ll go ahead and bookmark your website to come back down the road.
    Cheers

  10. Unquestionably believe that which you stated.

    Your favorite reason seemed to be on the internet the easiest thing to be
    aware of. I say to you, I definitely get annoyed while people consider worries
    that they just don’t know about. You managed to hit the
    nail upon the top as well as defined out the
    whole thing without having side effect , people could take a signal.
    Will likely be back to get more. Thanks

  11. Hi, I think your site might be having browser compatibility issues.
    When I look at your website in Firefox, it looks fine but when opening in Internet Explorer, it has some
    overlapping. I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, very good blog!

Escreva um comentário