Um cavalo bem nutrido, além de apresentar boa saúde, fertilidade e longevidade, desempenhará melhor sua função

Como qualquer ser, uma dieta equilibrada é a condição básica para uma boa saúde, fertilidade e longevidade do equino, além de ser o principal combustível dos cavalos atletas. É preciso respeitar seus limites, seus horários e hábitos. Evitar ao máximo as causas de estresse que possam influenciar negativamente em sua criação e evolução.

E o bem-estar animal pode ser baseado em cinco pilares: nutrição e hidratação; ambiência; saúde e status funcional; comportamento e estado mental.

“São fatores interligados que se não forem trabalhados corretamente podem comprometer a saúde e o desempenho do animal, resultando em custos elevados com tratamentos de doenças”, explica o gerente de produtos para equinos da Guabi, Sigismundo Fassbender Junior.

Ele ainda reforça que o cuidado com o meio ambiente e com os animais é uma realidade cada vez mais presente na vida cotidiana. “É uma forma do criador proporcionar ao seu cavalo mais saúde, felicidade e longevidade”.

Os fatores positivos de cada pilar são:

1- Nutrição e Hidratação

Oferecer sempre água à vontade e alimentos de qualidade variados, ou seja, o que realmente o cavalo gosta.

2- Ambiência

Ambiente confortável e com temperatura regulada, ‘cama’ boa, ar fresco e renovado, além da interatividade com outros animais.

3- Saúde e status funcional

O animal sadio dispõe de um bom condicionamento físico e mental. Para assegurar sua saúde, esteja sempre em dia com os programas de vacinação para evitar possíveis doenças.

4 – Comportamento

Neste pilar, é capaz de explorar, viver em rebanho, realizar exercícios livres e se socializar. Todos os animais gostam de ‘mimos’ e o cavalo não é diferente. Ofereça sempre uma recompensa ao final de exercícios físicos.

5- Estado mental

Prazer em se alimentar e beber água. Estar livre, alegre e disposto nas horas dos exercícios.

Ainda, segundo a Médica Veterinária e supervisora técnica de equinos da Guabi, Claudia Ceola, para atingir o alto desempenho, é necessário oferecer uma dieta rica em carboidrato, proveniente principalmente do milho e da aveia, óleo e fibra. Elementos que ajudam a garantir a energia do animal. É imprescindível também dispor de água para sua hidratação. Desta forma, é possível realizar bons treinos e alto desempenho nas provas.

Fonte: Guabi Nutrição e Saúde Animal
Foto: horsehealthprogramme

Escreva um comentário