O cavalo de esporte deve ser considerado um atleta de alto desempenho

Para tal, é muito importante observar alimentação, ferrageamento, treinamento, manejo e, principalmente, o acompanhamento de um medico veterinário são essenciais para assim potencializar as capacidades esportivas e como consequência, melhorar a performance.

Para encarar diferentes intensidades de esforços, velocidades e duração de exercícios, os veterinários responsáveis têm aplicado técnicas básicas inspiradas na medicina esportiva humana e na fisiologia dos exercícios, o quem trazido grandes resultados para os equinos atletas.

Porém, devem-se considerar as especificidades da fisiologia dos equinos e desenvolver métodos adaptados e individualizados de treinamento para cada tipo de cavalo atleta. A locomoção eficaz depende da coordenação de diversos sistemas orgânicos. Nesse sentido, os músculos esqueléticos desempenham papel fundamental para a realização das atividades físicas.

Portanto, tais atletas devem estar saudáveis e com o sistema músculo esquelético em perfeitas condições para a competição. A fisioterapia veterinária tem grande papel na otimização do desempenho de equinos atletas, que são esportistas por natureza e necessitam de um suporte para recuperação total e também para uma preparação ideal para as competições.

Atualmente a medicina veterinária vem transpondo tratamentos da medicina esportiva humana com o intuito de aperfeiçoar a recuperação dos cavalos atletas, promovendo uma cura e cicatrização com uma qualidade superior ao processo de recuperação natural. Dentro da fisioterapia, uma técnica que já não é novidade, mas tem se destacado é a kinesio taping.

kinesio taping em cavalos

A kinesio taping é uma técnica criada no Japão por um quiroprata humano, chamado Dr. Kenzo Kase, na década de 80. Esta técnica utiliza a aplicação de fitas coloridas auto-adesivas, composta por algodão e poliuretano e sem adição de medicação em sua composição. A fita também é livre de látex e tem característica porosa, o que diminui as chances de provocar irritações e permite a transpiração.

Pode ser utilizada para o auxílio da função muscular, diminuição e tratamento da dor aguda e crônica, aumento do fluxo sanguíneo e linfático, adjuvante na correção de desvios angulares, previne a fadiga muscular, realizar correção de fáscia e em lesões tendíneneas, ligamentares e articulares.

É uma bandagem terapêutica que promove estímulos sensoriais e mecânicos duradouros e constantes na pele. Esta bandagem mantém a comunicação com os tecidos mais profundos, através de diversos receptores encontrados na epiderme, derme e outros tecidos sensoriais como o próprio músculo.

 Pode ser utilizada tanto na prevenção, no tratamento e na reabilitação das lesões. É um recurso terapêutico muito utilizado nas áreas esportiva, musculoesquelética, neurológica, pediátrica, geriátrica, reumatológica, entre outras.

Os princípios dessa terapia nos equinos são os mesmos que nos humanos, portanto, as formas de aplicações foram adaptadas para a anatomia e as exigências desses animais.  Um ponto importante de sua aplicação é que seu efeito é persistente enquanto a fita estiver aderida à pele, seja em movimentação ativa do animal ou em repouso. Também há a possibilidade de sua aplicação por fins de correção de movimentos, correção de desvios angulares e também melhora na coordenação e do equilíbrio do animal.

No próximo artigo veremos os modos de aplicação da knesio tape.

Por Ana Luiza Vergueiro Lobo, Médica Veterinária
Fonte: Editora Passos
Fotos: Cedidas

9 Comentários

  1. Pingback: Aplicação de kinesio tape em equinos atletas 2 - Cavalus

Escreva um comentário