Para encarar diferentes intensidades de esforços, velocidades e duração de exercícios é preciso um preventivo

Os veterinários responsáveis têm aplicado técnicas básicas inspiradas na medicina esportiva humana e na fisiologia do exercício para tratar os cavalos atletas. Depois de conhecer melhor como surgiu a kensio tape, vamos ver a seguir sua aplicação.

Na aplicação da fita em um músculo fraco decorrente de uma lesão ligamentar ou articular podemos utilizar uma tensão média da fita estabilizando a articulação, evitando o alongamento excessivo do músculo, aliviando a dor e facilitando a movimentação ativa do animal e sua própria reabilitação.

Outro tipo de ação da fita é a drenagem, ao aplicar a fita sobre a pele, estimulando receptores para redução de pressão nos casos de traumas, hematomas e pós cirúrgicos. Sua aplicação é feita com a musculatura alongada e ao retornar em seu estado normal são formadas ondulações na pele aumentando o espaço entre os tecidos.

A fita ativa o sistema circulatório e linfático, realizando uma espécie de drenagem, melhorando a troca de fluidos entre os tecidos assim diminuindo a dor. Dos efeitos terapêuticos reportados da kinesio tape sobre os músculos, podemos citar: contração muscular, criação de forças ideais para tensões de ligamentos e tendões, redução da fadiga, recuperação do tecido lesionado e suporte durante longas viagens.

Durante provas a fita pode ser aplicada em dor muscular ou tendínea, em pancada que tenha sofrido para aliviar a dor, também para evitar a fadiga, otimizar a utilização do músculo alvo ou ‘relaxar’ a musculatura.

Em cavalos atletas, as fitas podem ser utilizadas como prevenção, tratamento e também durante as provas, isso depende da necessidade de cada caso clínico. As fitas também podem ser utilizadas em conjunto com outros tratamentos convencionais da Medicina Veterinária.

kinesio tape em equinos

A kinesio tem sido aplicada em cavalos que participam de modalidades clássicas mundialmente. Atualmente, ela vem ganhando espaço ao comprovar seus benefícios e esta se tornando adepta no meio western, principalmente entre cavalos de Três Tambores.

Cada milésimo de segundo faz a diferença em modalidades que envolvem cronometro, por isso veterinários, proprietários e treinadores sempre estão em busca de otimizar o desempenho de seus animais. 

E eficácia da fita tem sido comprovada por inúmeros trabalhos em humanos, o que nos faz ter certeza de que também é muito eficaz nos animais, pois o mecanismo de ação é o mesmo, o que muda é a anatomia e as exigências de cada um. Mas atualmente, existem muitos trabalhos sendo desenvolvidos com cavalos para comprovar a eficácia da kinesio tape.

O resultado e o sucesso terapêutico da mesma não estão relacionados apenas ao material da bandagem, mas principalmente à avaliação, ao diagnóstico e, conseqüentemente, à aplicação específica. Dependendo do tecido envolvido (tendão, ligamento, músculos, inervações, etc), a tensão aplicada, o sentido e a posição corporal podem ser diferentes em cada caso.

Portanto, a busca de um profissional que tenha conhecimento e dominância total do método é essencial para o sucesso e o resultado da aplicação.

Por Ana Luiza Vergueiro Lobo, Médica Veterinária
Fonte: Editora Passos
Fotos: Cedidas

Escreva um comentário