Vamos conhecer um pouco sobre os óleos essenciais usados nessa atividade

Esse artigo trata sobre a assistência aos cavalos no uso de óleos essenciais. É a minha simples perspectiva e experiência pessoal no uso da aromaterapia em cavalos. Passei os últimos 26 anos lutando contra uma doença crônica, que até a data não havia cura para ela.

Ao longo dos anos, tentei muitos caminhos para a cura natural e bem-estar. Um deles foi o uso dos óleos essenciais. Tipicamente, óleos essenciais são usados em três métodos: tópico, aromático ou interno. Para este artigo, particularmente, discutirei os benefícios que tive usando os óleos como aromaterapia.

Nem todos os óleos são os mesmos assim como nem todos os cavalos são iguais. Eu sempre deixo o animal me falar qual óleo é melhor para ele a cada vez que vou usá-los. Se o cavalo vira a cabeça longe de um óleo quando eu deixo-o cheirar, ele está me dizendo que aquilo não é para ele neste momento.

Isto não significa que o animal nunca irá querer ou precisar deste óleo. Os cavalos precisam de mudanças da mesma forma que nós. Não coloco o óleo diretamente na pele. Isto pode causar irritação.

Se possui uma mente frágil ou é um jovem cavalo em treinamento; ou um animal pronto, de nível profissional. Cada um pode se beneficiar de alguma forma do uso dos óleos essenciais. Seja emocional, mental ou fisicamente.

Podemos usar:

Manjericão – Aguça a mente e ajuda a manter o foco. Auxilia no desenho da força interior e acesso à memória

Bergamota– Alivia a ansiedade e ‘limpa o ar’. Ajuda com ‘borboletas’ e nervosismos no pré-evento. Incentiva o animal a superar o estresse da competição e sem frustração.

Madeira de Cedro – Relaxa a mente, apoia a função respiratória saudável

ClarySage – Ótimo para potras e éguas com disfunção hormonal, PMS. Sedativo e calmante

Incenso – Alivia o medo e a preocupação excessiva. Limpa o sentimento de indecisão. Bom para a falta de distração e fadiga mental

Gerânio – Balanceia hormônio e humores, aumenta a energia, promove circulação

Lavanda – Acalma ansiedade, ajuda difundir a situação aquecida. Bom para cavalos sensíveis. Traz paz e calma

Limão –Eleva, traz claridade. Promove confiança

Capim limão – Ajuda reter o aprendizado. Bom para o início da manhã. Traz clareza

Peppermint – Revigorante e despertar, traz coisas para o foco. Bom para cavalos que ficam facilmente ofendidos

Camomila Romana – Acalma um cavalo dentro de minutos se eles estiverem sendo difíceis de lidar. Dá paciência e paz. Altamente sedativo, não recomendado  usar imediatamente antes das competições

Alecrim – Melhora a concentração e aumenta a autoconfiança. Limpa a congestão pulmonar. Ajuda os cavalos no descanso nas baias para similar suas mentes

Vetiver – Boa base sólida, ajuda na exaustão física e mental. O óleo ‘Mãe Terra’. Carinho, bom para cavalos que são emocionalmente imaturos. Ajuda com a memória

YlangYlang –Bom para o stress, tensão, inquietação e ansiedade. Reduz a pressão sanguínea

Isto não significa um diagnóstico, tratamento ou ainda a substituição dos seus cuidados veterinários regulares. Um cavalo balanceado é um cavalo feliz!

Por Staci Keck, Equine Essence (Estados Unidos)
Fonte: Editora Passos
Foto: Equi Balance

Escreva um comentário