Muita gente pergunta qual a melhor cama para se ter na cocheira do seu cavalo

A resposta que a gente sempre dá é que não existe a melhor ou a pior. Porque cama tem muito a ver com a região que você mora, tem muito a ver com o esquema de manejo que você tem para os seus cavalos, tem muito a ver com a intensidade que você a troca, como é o esquema com seu tratador, tudo isso.

Cavalo na cocheira

Existe a cama de serragem, cama de maravalha, cama de palha de arroz, cama de bagaço de cana e assim vai. Temos que lembrar que a cama tem a função de dar conforto e quando a gente fala de conforto, temos que lembrar de higiene e lembrar de maciez e qualidade.

O cavalo deita na cocheira para dormir. Às vezes, deita para rolar. O cavalo caminha dentro da cocheira. Então ele tem que ter conforto. E a ideia de conforto, então, leva a pensar que a cama tem que ser alta para que o cavalo não pise no chão da cocheira.

Sempre que você for fazer uma cama, lembre que ela tem que ser alta, para que o cavalo, ao caminhar, não chegue com o casco no chão. Alta e limpa. Manejo. Os cavalos e éguas urinam e estrumam na cocheira e isso tem que ser retirado.

Então, quando você monta a cocheira e faz uma cama nova, a manutenção disso vai determinar a qualidade da sua cama e durabilidade dela. Camas mal organizadas, mal cuidadas, onde as pessoas não limpam direito, vai ter gerar mais consumo dessa cama e gerar mais gasto para você.

cocheira
Limpeza da cocheira

E, principalmente, queda de saúde. A amônia da urina fica no sistema respiratório do cavalo, o casco tende a endurecer. E o cavalo começa a ficar morando mal. Qual o segredo, na nossa opinião? Quando mais o cavalo ficar fora da cocheira, melhor.

Aqui na UC, os cavalos ficam fora o dia inteiro e só voltam à noite. De dia, se limpa tudo. E a segunda coisa, toda vez que o cavalo voltar, a cocheira tem que estar limpa. Então não interessa muito qual é a cama – pode ser o tipo que tiver na sua região -, mas sim como você cuida dela e qual é o nível de conforto e de higiene que você dá para o seu cavalo.

Tire o cavalo de cocheira o máximo possível. Ele fica sujando a cama, além de ficar estressado, pois não é algo natural para ele. Lembre-se que a higiene é importante e o conforto também!

Por Aluísio Marins
Foto: Arquitetura Equestre

Escreva um comentário