Não espere seu cavalo diminuir performance ou apresentar dor

Esta é uma questão que muitos cavaleiros e treinadores se fazem, mas na maioria das vezes, só é lembrado quando o cavalo começa a apresentar desempenho esportivo diminuído ou dor na região dorso lombar.

Há vários fatores que podem ser monitorados na sela, para saber se a mesma continua apta a ser utilizada pelo cavalo. Dentre destes fatores, a principal característica a ser observada refere-se à armação da sela.

A armação da sela é uma estrutura feita geralmente de madeira, onde a sela é construída ao seu redor, possuindo a responsabilidade de dar sustentação, ou seja, de distribuir o peso do cavaleiro uniformemente sobre o dorso do cavalo.

Uma sela nova possui boa armação e sustentação, e já no caso de uma antiga, a armação pode estar instável ou até mesmo quebrada, não permitindo uma boa distribuição do peso do cavaleiro!

Uma sela com armação apenas instável, já pode permitir que o peso do cavaleiro localize-se mais pronunciadamente sobre o lado direito ou esquerdo da paleta e/ou formar uma distribuição de peso identificado como ‘ponte’ (Figura 1).

Na situação designada como ‘ponte’, o peso do cavaleiro está em sua maior parte localizado na cernelha e no final do dorso, gerando muita tensão e dor na musculatura dorso lombar. E qual o impacto disto ao cavalo?

Pode-se relatar a diminuição do bem-estar do animal, aparecimento de dor na região dorso lombar, reduzindo a capacidade de transferência da força produzida na garupa para a região lombar, e consequentemente, treinamento incorreto, manqueira e o afastamento das provas equestres.

Como evitar isto? Avalie a condição da armação da sela, apoiando a parte posterior da mesma em sua perna e com as duas mãos colocadas no cepilho (frente da sela), tracione a mesma no sentido anteroposterior da sela. Uma sela com boa armação não cederá à pressão, mantendo-se estável.

Portanto, fique de olho, seu cavalo merece!!!!

Por Profa. Dra. Kátia de Oliveira
Fundadora e Diretora Executiva do HorseMove

1 Comentário

  1. It’s appropriate time to make some plans for the future and it
    is time to be happy. I’ve read this post and if I could I desire to suggest you few
    interesting things or advice. Perhaps you can write
    next articles referring to this article.
    I wish to read even more things about it!

Escreva um comentário