Perceber os sinais ajuda-nos a entender as atitudes para que possamos adotar um manejo de segurança

 Pretendo aqui abordar uma visão prática e simples na avaliação de um cavalo, tanto para esporte quanto para o lazer, evidenciando sua conformação, seu equilíbrio e suas proporções.

Antes de entrarmos no assunto propriamente dito, devemos ter sempre em mente a segurança, tanto para nós que vamos manejá-los, como também para os animais evitando acidentes que podem causar sérios prejuízos.

Vamos tratar do tema COMPORTAMENTO ANIMAL, que irá nos ajudar a entender as atitudes, as reações e os sinais emitidos pelo cavalo, para que possamos ter um bom manejo com total segurança.

O que é Comportamento Animal?

Basicamente, o comportamento animal é a forma como um animal reage ao ambiente que o cerca e as suas condições fisiológicas. Todos os tipos de comportamento, simples ou complexos, são resultados da resposta do animal a um estímulo. Estimulo é uma mudança em algum aspecto do ambiente ou uma mudança que ocorre dentro do animal. Quando o comportamento não é aprendido nem modificado pela experiência, ele é considerado instintivo.

Não será necessário um aprofundamento sobre esse assunto, porem devemos entender duas reações que julgo das mais importantes: FUGA ou DEFESA. A reação de ansiedade / medo, faz parte de um sistema de comportamento defensivo construído pela evolução para enfrentar perigos. A fórmula mais conhecida de resposta é a luta ou a fuga que são divididas em quatro direções básicas de respostas comportamentais: 1-Agressão (Mostra-se perigoso, atacar ou revidar); 2- Bater em retirada (Evitando o perigo, fugindo); 3- Imobilização (Paralisar-se quando fugir é inviável); 4- Desfalecimento (Submissão / Pacificação para não sentir dor).

Desta forma, por mais que se considere um animal manso e bem manejado, nunca é demasiado o cuidado na abordagem. Sempre se faz necessário preveni-los de nossa chegada, falando calmamente evitando surpreendê-los, evitando gestos bruscos e gritos. Exemplos:

  • Abordando um cavalo preso – Chamá-lo pelo nome ou com uma expressão amigável sem nunca ficarmos atrás dele, nem nos deixar apertar contra a baia ou parede, sempre com o devido cuidado para deixar espaço para passarmos;
  • Abrir a porta da baia sempre devagar e ao entrar, se dirigir a sua cabeça não deixando chance de nos encurralar em um canto;
  • Abordar um cavalo solto – Se dirigir calmamente para o cavalo e quando estivermos muito próximos falar e estender a mão baixa para que ele cheire ou lhe dar algum alimento que lhe agrade. Convém nos aproximar pelo lado procurando passar o braço ou uma corda a volta do pescoço e em seguida colocar o cabresto. Nunca correr atrás dele, o que dificultará muito a sua contensão.

O corpo do cavalo fala

Você já olhou para seu cavalo? É preciso ler o cavalo prestando atenção aos sinais que ele nos dá com seu corpo, com seu olhar, com seus sons, sua respiração, nos seus movimentos, em tudo. O cavalo está a todo instante enviando sinais claros e precisos, sinais que demonstram o que passa pela sua cabeça, nos permitindo saber o que está acontecendo com ele.

São três os sinais de linguagens corporais distintas: 1- Repressão – Animais corajosos e dominadores colocando o corpo na frente impedindo nosso avanço; 2- Empurrão – Com o ombro (Escápula ou Paleta) é uma forma violenta de dominação do tipo ‘Chega para Lá’; 3- Apresentação da traseira – Demonstra que vai escoicear.

Um dos sinais de comunicação mais utilizado e fácil de ser observado é o transmitido palas orelhas. As orelhas mostram sempre onde está direcionada a atenção do cavalo. Conforme sua posição, vai mostrar seu ânimo e sua intenção. Exemplos: Inclinação aguda para frente indica tensão, curiosidade ou atenção; Caídas para o lado indica cansaço, relaxamento ou alguma patologia; Voltadas para traz abaixadas indica animosidade, violência, perigo.

O importante é ter conhecimento dessa noção básica do comportamento dos cavalos, conhecendo os sinais e ter uma excelente convivência, aproveitando a sua utilização com harmonia.

Por Roger Clark – Médico Veterinário
Juiz e Inspetor Zootécnico ABQM  e ABC PAINT | Consultor em Comportamento e Bem-Estar Animal
Fotos: arquivo pessoal

20 Comentários

  1. Pingback: Conformação/Morfologia, Proporções e Equilíbrio - Cavalus

  2. Pingback: Conceito de Raça - Cavalus

  3. Pingback: Entendendo o Cavalo Quarto de Milha - Cavalus

  4. Pingback: Dinâmica de Locomoção Equina - Cavalus

  5. Right now it appears like BlogEngine is the best blogging platform out there right
    now. (from what I’ve read) Is that what you’re using on your blog?

  6. Great post. I was checking constantly this blog and I’m impressed!
    Extremely helpful info specifically the last part 🙂 I care for such info much.

    I was seeking this certain information for a long time.
    Thank you and good luck.

  7. We are a bunch of volunteers and opening a new scheme in our community.

    Your website offered us with helpful information to work on. You have done an impressive activity and our entire group will likely be thankful to you.

  8. Fantastic site you have here but I was curious if you knew of any community forums that cover the same topics talked about in this article?

    I’d really love to be a part of online community where I can get suggestions from
    other experienced people that share the same interest.

    If you have any recommendations, please let me know. Thanks a
    lot!

  9. obviously like your website however you have to check the spelling on several
    of your posts. A number of them are rife with spelling
    problems and I to find it very bothersome to tell the reality however I will definitely come back again.

  10. I was wondering if you ever thought of changing the page layout
    of your website? Its very well written; I love what youve got to say.
    But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it better.
    Youve got an awful lot of text for only having 1 or two pictures.
    Maybe you could space it out better?

  11. I must thank you for the efforts you have put in penning this site.
    I am hoping to see the same high-grade blog posts from you in the future as
    well. In truth, your creative writing abilities has inspired me to get
    my very own site now 😉

  12. Howdy! I know this is kinda off topic however I’d figured I’d ask.
    Would you be interested in exchanging links or maybe guest authoring a
    blog post or vice-versa? My website addresses a lot of the same subjects as yours and I think we could greatly benefit
    from each other. If you happen to be interested feel free to shoot me an e-mail.

    I look forward to hearing from you! Wonderful blog by
    the way!

  13. Pretty nice post. I just stumbled upon your weblog and wished to say that I’ve really enjoyed browsing your blog posts.
    In any case I will be subscribing to your feed and I hope you write again soon!

Escreva um comentário