Seguindo a linha dos assuntos que abordamos em artigos anteriores, onde falamos sobre comportamento animal e conformação, vamos falar sobre raça nesse texto

A raça é uma definição de agrupamento de animais da mesma espécie e origem, com características morfológicas, fisiológicas e econômicas comuns, transmissíveis hereditariamente sob condições ambientais e de explorações ideais. A existência oficial de uma raça requer um padrão racial, que pode ser entendido como sendo o modelo ideal que deve orientar os criadores na seleção de seus reprodutores. O padrão racial é estabelecido por criadores reunidos em associação, que deverão preservá-lo através do registro genealógico.

Raça Quarto de Milha e Sua Avaliação Prática

Vou usar o QM como exemplo, pois é a raça que eu atuo com mais intensidade.

Para se avaliar um cavalo Quarto de Milha, devemos responder a primeira pergunta que nos permitirá uma escolha certa, de acordo com os nossos objetivos, uma vez que a raça permite uma vasta opção de modalidades esportivas, sendo utilizada por pessoas de diversas faixas de idade.

A raça Quarto de Milha pode ser assim entendida como subdividida em três pontos característicos como Conformação, Corrida e Trabalho. Embora note-se algumas diferenças entre os três segmentos, todos possuem características raciais definidas, principalmente em seu equilíbrio e aptidão para um melhor desempenho de suas funções.

Muitos perguntam: ‘Qual seria o melhor cavalo para mim?’. E esta resposta deve ser dada de forma simples e objetiva. Deve ser respondida com paixão e até mesmo com uma certa vaidade. Então, já encontrou a sua resposta? Isso mesmo! Acertou quem disse que o melhor cavalo é aquele que eu gostaria de montar sempre. Ótimo, parabéns, você começou muito bem. Afinal, ninguém gosta de montar em cavalo nervoso, preguiçoso, feio, complicado e mal conformado. Queremos um cavalo dócil, ágil e, certamente, muito bonito.

Por falar em cavalo bonito, o que é BELEZA? O conceito de beleza deve ser visto de forma zootécnica, que nada mais é que a forma empregada para determinar a eficiência das partes do animal em relação à sua atitude. Ela pode ser dividida em Absoluta, Relativa e Convencional.

É Absoluta quando compreende requisitos essenciais para todos os casos. Exemplo: APRUMOS. Relativa, quando se refere as particularidades que determinam características funcionais. E Convencional quando o homem seleciona particularidades. Exemplo: PELAGEM.

Nosso próximo artigo terá como tema: Entendendo o Cavalo Quarto de Milha / Regiões do Corpo / Centro de Gravidade/ Aprumos / Cascos. Obrigado e até lá!

Por Roger Clark – Médico Veterinário}
Juiz e Inspetor Zootécnico ABQM  e ABC PAINT | Consultor em Comportamento e Bem-Estar Animal
Fotos: arquivo pessoal

14 Comentários

  1. Heya are using WordPress for your blog platform?
    I’m new to the blog world but I’m trying to get started
    and create my own. Do you require any html coding expertise to make
    your own blog? Any help would be really appreciated!

  2. Wonderful website you have here but I was wanting to know if you knew of
    any community forums that cover the same topics discussed here?
    I’d really like to be a part of community where I can get opinions from other knowledgeable people
    that share the same interest. If you have any recommendations, please let me know.
    Cheers!

  3. Thank you, I have recently been searching for info approximately this subject for a
    long time and yours is the best I have discovered so far.

    But, what in regards to the bottom line? Are you sure concerning
    the supply?

  4. Pingback: Entendendo o Cavalo Quarto de Milha - Cavalus

  5. Hi, i think that i saw you visited my weblog thus i came to “return the favor”.I’m trying to find
    things to improve my website!I suppose its ok to use a few of your ideas!!

Escreva um comentário