Partindo do princípio que já temos uma noção de comportamento animal

Dos sinais emitidos pelos cavalos e de como abordá-los de maneira segura, passamos então à sua avaliação no que diz respeito à Conformação ou Morfologia, seu equilíbrio, suas proporções, visando sempre a sua função, tanto esportiva quanto de lazer.

O que você está concluindo ao ver essa imagem?

Independente de raça e função, todos os cavalos deverão estar inseridos dentro de um quadrado. E porque isso? A resposta está diretamente ligada ao cavalo que queremos para as atividades de esporte e lazer. Um cavalo funcional deve ter uma boa conformação, um bom equilíbrio e com suas proporções adequadas para seu bom desempenho.

Proporções

Na avaliação morfológica (conformação) dos cavalos, podemos definir a proporção como sendo as relações entre as diversas regiões do corpo e o conjunto formado por elas. O equilíbrio é considerado bem proporcionado se as partes do corpo, observadas em conjunto, são adaptadas a função a que ela se destina, como sela, esporte ou tração. As proporções corporais podem ser avaliadas a partir de indícios que evidenciem relações entre as medidas de comprimento, de perímetro e de peso. Método que vem sendo utilizado há várias décadas no estudo das proporções dos cavalos, baseando-se no comprimento da cabeça que apresenta as seguintes relações, entre outras:

– A altura da cernelha e na garupa.

– O comprimento do corpo, equivalem a duas vezes e meia o comprimento da cabeça.

– Comprimento do pescoço e da escápula (paleta) apresentam o mesmo valor do comprimento da cabeça.

Equilíbrio

É um aspecto muito importante na análise morfológica de um cavalo. A boa distribuição da massa muscular na parte anterior e posterior do cavalo é uma manifestação de equilíbrio.

O equilíbrio está relacionado basicamente com a conformação do esqueleto do cavalo, principalmente a sincronia e alinhamento de suas angulações. Todo e qualquer desequilíbrio na estrutura óssea é severamente agravado pelo peso do animal, assim como, o peso do cavaleiro com as exigências dos comandos (manobras) principalmente nas provas hípicas em geral.

Essas são informações úteis em todos os momentos que se fizerem necessárias avaliações do cavalo, avaliação esta que servirá inclusive na hora de comprar um animal, evitando levar para casa um animal com problemas que sempre passam despercebidos aos olhos da emoção do futuro proprietário.

Por Roger Clark – Médico Veterinário
Juiz e Inspetor Zootécnico ABQM  e ABC PAINT | Consultor em Comportamento e Bem-Estar Animal
Fotos: arquivo pessoal

 

Escreva um comentário