Saúde Animal

Veja 10 plantas que são tóxicas para cavalos

Fique atento, porque existem algumas plantas venenosas no mundo que são ruins para o seu amigo equino

Os cavalos geralmente se contentam em, simplesmente, pastar. No entanto, é bom ficar atento porque existem algumas plantas venenosas no mundo que são ruins para os cavalos.

E, acima de tudo, há alguns cavalos curiosos que gostam de mordiscar plantas estranhas. Para esse fim, aqui estão 10 plantas que são tóxicas para os cavalos que você deve observar.

1. Botão-de-ouro

Os botões de ouro são maravilhosas flores silvestres de se ver. Durante os meses de primavera, eles enchem um prado com suas brilhantes, mas pequenas flores amarelas.

O problema é que alguns dos produtos químicos naturais nos botões-de-ouro têm um hábito desagradável de reagir de maneira desagradável se a planta for esmagada – como se um cavalo o mastigasse.

Por causa de seu mau gosto, a maioria dos cavalos evita a planta, se possível, mas se a consumir, os botões de ouro podem causar irritação na boca e no aparelho digestivo.

Comum a pastos úmidos (particularmente aqueles próximos a áreas arborizadas), os botões-de-ouro podem ser impedidos pelo corte regular e não permitindo que o pasto seja pastado em excesso.

Botão-de-ouro – Foto: Vendula Benuskova/Shutterstock

2. Asclepias

Algumas pessoas gostam de ter Asclepias por aí, porque ajuda as borboletas-monarca, que só depositam seus ovos nessa planta específica (já que as lagartas a usam como fonte de alimento antes de entrar no casulo).

Contudo, fazer um favor às borboletas monarcas é bom, mas você também precisa fazer um favor aos seus cavalos e certificar-se de que não haja erva daninha no pasto ou em qualquer lugar onde eles possam acessá-la.

Nativa da maioria dos EUA, exceto o sudoeste, a Asclepias contém uma substância leitosa que contém galitoxina e cardenólidos que são venenosos, mesmo em pequenas quantidades. A Asclepias seca também deve ser evitada no feno.

Asclepias – Foto: Nattalli/Shutterstock

3. Samambaia

Quando áreas arborizadas são limpas para criar pastagens de cavalos, a propriedade às vezes “quer” se tornar novamente floresta. Em locais como este, as samambaias geralmente invadem as bordas das pastagens e, se a pastagem estiver em excesso, os cavalos podem tentar comer essas samambaias.

É preciso uma grande quantidade para causar toxicidade, mas as samambaias podem causar uma deficiência de vitamina B1 em cavalos, levando a sintomas neurológicos. 

Samambaia – Foto: Clubhousearts/Shutterstock

4. Figueira-do-demo

Uma planta alta, que pode atingir até um metro e meio, a figueira-do-demo contém dois alcaloides do tropano que podem afetar o sistema nervoso e causar uma variedade de sintomas. Como, por exemplo, cólicas, aumento da pulsação e respiração e sede.

Felizmente, os cavalos geralmente não gostam do sabor e provavelmente deixarão a planta em paz, desde que o pasto seja saudável. 

Figueira-do-demo – Foto: Melinda Fawver/Shutterstock

5. Dedaleira

As flores de dedaleira são cultivadas em jardins, mas também crescem selvagens. Uma adição atraente a qualquer paisagem e útil na produção de medicamentos para o coração, as dedaleiras são venenosas para cavalos (assim como outros animais e humanos), com o consumo levando a problemas cardíacos graves.

Vale a pena o esforço para garantir que seu cavalo não entre em contato com essas flores venenosas.

Dedaleira – Foto: Simon Evans/Shutterstock

6. Plantas de tomates e batatas 

Esses tomates e batatas em seu jardim podem ser saborosos para você, mas é melhor manter essas plantas longe dos cavalos. A folhagem dessas plantas de erva-moura contém solanina e outros produtos químicos que podem causar depressão, batimentos cardíacos e respiratórios baixos e cólicas em cavalos. 

O mesmo vale para a porção de tubérculo cru (comestível) da batata. Quanto ao fruto dos tomates, você pode encontrar um conjunto misto de recomendações sobre se os cavalos podem consumi-los com segurança. Como existem muitos outros petiscos seguros para o seu cavalo, provavelmente é aconselhável pular os tomates por completo.

Enquanto a maioria de nós pode reconhecer um tomate que cresce em uma videira, são as folhas que podem ser perigosas para os cavalos – Foto de Africa Studio/Shutterstock
As folhas das plantas de batata aparecerão acima do solo, enquanto a batata cresce no subsolo – Foto de Helga_foto/Shutterstock

7. Caruru-de-cacho

Apesar de ser uma erva daninha e altamente venenosa, a caruru-de-cacho tem um histórico de utilidade. As bagas são usadas para fazer corantes e, com conhecimento e preparação adequados, as folhas e brotos imaturos podem ser usados para comida.

No entanto, caruru-de-cacho é altamente tóxica para humanos e cavalos, então essa é definitivamente uma planta que deve ser erradicada de seus pastos.

Todas as partes da planta contêm toxinas (especialmente sementes e raízes), que se tornam mais fortes à medida que a planta envelhece. Cavalos que consomem grandes quantidades de erva-daninha podem sofrer de cólicas, fraqueza ou convulsões; também é irritante para a pele. 

Caruru-de-cacho – Foto: Islavicek/Shutterstock

8. Rododendro

Este é um bom ponto de atenção, pois é comumente cultivado em casa e no paisagismo. Os rododendros são arbustos floridos que contêm anotoxinas cinzentas (como as azáleas, os louros, os píeres das montanhas e o brejo), que podem causar graves problemas digestivos e cardíacos em cavalos que consomem grande parte deles. 

Rododendro – Foto: Anakumka/Shutterstock

9. Hemlock Água

A Hemlock água – particularmente a raiz – é bastante venenosa para cavalos (e humanos). A ingestão afeta rapidamente o sistema nervoso, causando agitação e convulsões gerais.

Se uma quantidade suficiente da planta é consumida, pode levar à paralisia respiratória. Se prevalecer em sua área, você pode considerar cercar áreas baixas de sua propriedade.

Hemlock Água – Foto: Pixiversal/Shutterstock

10. Senecio jacobaea

O senecio jacobaea causa danos no fígado de cavalos que o consomem, por isso definitivamente não é uma planta para tomar de ânimo leve. 

Senecio jacobaea – Foto: aga7ta/Shutterstock

Embora estas sejam apenas 10 plantas comuns que são ruins para os cavalos, existem muitas outras plantas tóxicas a serem observadas. Acima de tudo, é importante saber quais plantas são tóxicas para os cavalos.

Fonte: Horse Illustrated
Crédito da foto: Reprodução/Horse Illustrated

Veja mais notícias no portal Cavalus