Deixe seu melhor amigo mais relaxado e confortável

Alguns exercícios utilizados no treinamento funcional de equinos atletas, como os de mobilização dinâmica, são ótimos para aumentar a flexibilidade e elasticidade, das articulações e músculos, do pescoço e dorso do cavalo durante atividade atlética.

Estes exercícios são importantes para manter o alinhamento, estabilidade, postura e equilíbrio do cavalo, podendo contribuir com o desempenho esportivo, bem como na redução de riscos de lesões.

Deve-se ressaltar que, o uso deste programa é contraindicado para cavalos apresentando transtorno neurológico ou com lesão musculoesquelética. Portanto, a inclusão deste programa na rotina de treinamento de animais sadios, trará benefícios físicos e funcionais, além de melhorar a qualidade de vida do cavalo!

Figura 1 – Extensão do pescoço. Observe a articulação superior e média do pescoço em extensão, com o pescoço
posicionado abaixo da cernelha.

Neste sentido, dois tipos de mobilização dinâmica são apresentados aqui com estes objetivos, os exercícios de extensão do pescoço (Figura 1) e arredondamento (Figura 2), que são feitos com auxílio de um petisco, para o cavalo alcançar as posições desejadas.

Figura 2 – Cavalo executando exercício de arredondamento. Nota-se a flexão da base do pescoço e da região toracolombar,
bem como a contração dos músculos abdominais

Recomenda-se, para maior aproveitamento dos exercícios, sua realização após treino do cavalo, porém antes do mesmo esfriar ou ser banhado. Ainda, cada exercício deve ser repetido de três a cinco vezes, mantendo-se cada posição por cinco a dez segundos. Depois de cada mobilização executada, permitir ao cavalo relaxar a musculatura por alguns segundos, antes de realizar a repetição seguinte!

Por Profa. Dra. Kátia de Oliveira
Fundadora e Diretora Executiva do HorseMove
Fotos: acervo próprio

Escreva um comentário