Estamos falando de T.E., ferramenta importante para se produzir animais geneticamente superiores. Clique aqui para ler o começo desse artigo

Com a Transferência de Embrião equino se busca melhorar as possibilidades de gerar animais que se tornarão futuros campeões. Você pega o material genético do garanhão comprovado e une com o material genético da égua doadora comprovada. O embrião será gestado e criado pelo terceiro elo do processo, a receptora.

No primeiro artigo, falou-se sobre escolher o cruzamento ideal, profissional e o local de produção desse embrião. Falou-se também como se verifica a qualidade do sêmen e sobre o preparo e transporte adequado do sêmen resfriado. Encerrando com conceitos de como controlar e inseminar doadora.

6 – Coletando o embrião

A coleta do embrião poderá ser realizada do sétimo ao nono dia pós-ovulação, dependendo da preferência do profissional que realizará o processo. O processo de coleta do embrião consiste na infusão de solução de Ringer Lactato de Sódio ou PBS no útero e posterior drenagem, passando a solução que reflui por um filtro de embrião.

O líquido refluído remanescente no filtro é colocado em uma Placa de Petre e examinado em uma lupa para a procura do embrião através de varredura. Após colocarmos o embrião em uma solução nutritiva, o mesmo será transferido para a receptora.

7 – Controlando o banco de receptoras

Este é o terceiro elo do processo da produção de um embrião. O banco de receptoras deverá ser examinado pelo técnico periodicamente e ser composto por receptoras previamente selecionadas, em boas condições de saúde e alimentação.

As receptoras devem possuir um bom tamanho para que o feto se desenvolva adequadamente, devem também produzir leite em quantidade suficiente para o desenvolvimento do potro e serem boas mães e receptivas aos potros.

O número ideal de receptoras para preparação é de duas a três receptoras para cada embrião que queremos produzir. Desta forma, no dia da coleta do embrião, teremos a possibilidade de escolha para elegermos uma receptora nas condições adequadas.

transferências de embriões equinos

8 – Escolhendo a receptora

A escolha da receptora que receberá o embrião é um dos pontos mais importantes de todo o processo. A receptora deverá ter excelentes qualidades uterinas estando na mesma fase do ciclo estral da doadora; o ideal é que seja do quarto ao sétimo dia pós-ovulação.

9 – Inovulando o embrião na receptora

O embrião que foi coletado e colocado em uma solução nutritiva será transferido para uma receptora. Após escolhermos a receptora adequada, realizamos a inovulação do embrião. Utilizando um inovulador através da cérvix, depositamos o embrião no corpo do útero.

É muito importante a experiência do profissional na escolha da receptora correta e o seu treinamento para a realização da inovulação. Que deve ser realizada de forma sutil, com pouca manipulação cervical, para que os resultados sejam satisfatórios. O sucesso deste procedimento será a confirmação da prenhez da receptora. 

10 – Confirmando a prenhes da receptora

Após a confirmação da prenhez, que ocorrerá seis dias após a inovulação do embrião, a receptora deverá seguir recebendo assistência alimentação adequada até o dia do parto para que possa fornecer ao feto condições adequadas de desenvolvimento e após o parto, um bom aleitamento.

A T.E. é comprovadamente uma técnica que auxilia o criador a produzir um maior número de animais com genética superior e desta forma, contribui para a melhoria do plantel de uma raça. O conhecimento por parte do criador sobre os fatores que envolvem esta técnica contribui para que ele possa fazer as escolhas corretas e dessa forma atingir seus objetivos.

Por Dr. Orpheu Ávila Jr.
Médico Veterinário, proprietário da Central Equina de Reprodução CER
Foto: thehorse e tamworthequine

8 Comentários

  1. I’m impressed, I have to admit. Genuinely rarely should i encounter a weblog that’s both educative and entertaining, and let me tell you, you may have hit the nail about the head. Your idea is outstanding; the problem is an element that insufficient persons are speaking intelligently about. I am delighted we came across this during my look for something with this.

Escreva um comentário