Podemos comparar a ferradura com uma botina, tem para todos os tamanhos e modelos

É importante acertar o tamanho da ferradura certa para o casco do seu cavalo, senão você começa a ter que tirar muito casco ou modificar o casco para caber naquela ferradura que resolveu usar, o que não é a ideia.

Fomos buscar informações com Edison Pagoto, Médico Veterinário e coordenador da Escola de Ferradores do Brasil, para entender melhor do assunto. Veja o que ele nos disse!

Uma dúvida que sempre surge é em relação ao tamanho de ferradura. Muitos implicam um pouco na hora de entender esse assunto. É simples, mas muitas pessoas não dão a devida importância. E é extremamente importante termos ferradura na proporção aos cascos que vamos trabalhar.

Você nunca pode calçar um cavalo que tenha o tamanho de uma ferradura dois ou três com uma do tamanho um. Nunca vai dar certo. E aí que está o problema, pois tem pessoas que ‘fazem’ dar certo. E isso é completamente errado, porque a única solução para caber é tirar casco, diminuir parede de casco.

A avaliação sobre tamanho de ferradura é preciso fazer sempre. São inúmeros tamanhos que existem e também diferentes modelos. Desde a zero até uma líbero, muito maior. A ferradura maior é sempre mais pesada, mas são sempre proporcionais ao tamanho do cavalo.

Precisa-se pensar que a ferradura é o apoio para que o cavalo se acomode nela. O casco fica apoiado em cima da ferradura para que ele possa desenvolver sua atividade no dia a dia ou qualquer que seja sua função, cavalgada ou esporte.

Um erro muito grande é em relação ao peso da ferradura. Pessoal acha que ferradura muito pesada faz o cavalo endurecer e a ferradura leve faz o cavalo marchar. Isso não existe. O contato do casco do cavalo no chão é o que vai dar a ele mais sensibilidade para pisar mais forte ou não.

O peso da ferradura não modifica em nada absolutamente o andamento do cavalo. Não vai amaciar ou endurecer o cavalo na sela. O que podemos observar em relação ao peso da ferradura é um movimento de mãos ou pés mais enérgico. A flexão dos membros pode ser influenciada pelo peso da ferradura, mas a comodidade não muda em nada.

Portanto, temos que sempre usar uma ferradura de acordo com o tamanho do casco do cavalo. A proporção tem que ser correta. Não podemos colocar um casco grande em uma ferradura pequena, ou vice e versa. Muitas vezes, no mesmo cavalo, há uma diferença no tamanho do casco.

Eu prefiro, sempre, mexer na ferradura se for preciso, pra ajustar ao casco, do que tirar casco para caber na ferradura. Muitas vezes, o casco é só um pouco maior que a ferradura tamanho um, por exemplo. Eu não tiro casco para caber na um, e sim uso uma dois e moldo-a ao tamanho do casco.

São vários modelos, vários números, e o trabalho é achar essa proporção, primando pela saúde do casco, protegendo o casco do cavalo. Para ferrar um cavalo, é preciso ter conhecimento teórico e prático do assunto, senão não irá fazer da forma correta. O risco é muito grande quando você usa uma ferradura errada, o dano é muito grande para o cavalo. Profissionais especializados são os que devem fazer o ferrageamento do seu cavalo.

E esse é um assunto que esbarra muito no bem-estar animal. Estudar, praticar, entender como funciona para não prejudicar o casco e o cavalo caso não saiba como ferrar corretamente.

Fonte: UC

Escreva um comentário