Castrar ou não um cavalo é sempre um assunto polêmico

As opiniões são diversas, por isso reunimos algumas das perguntas que com mais frequência são feitas a este respeito. A ideia é facilitar a sua decisão de ‘fazer ou não fazer’. Veja:

1 – Por que castrar um cavalo?

Generalizando, apenas um cavalo que seja utilizado na reprodução com regularidade deve permanecer inteiro. Um garanhão tem instintos afiados e deve ser manejado e montado apenas por pessoas muito experientes no trato com cavalos.

Instintivamente, ele procura questionar a dominância dos seres humanos e assim pode acabar machucando pessoas e animais à sua volta. Além disto, os garanhões tendem a ser menos concentrados no trabalho montado.

Em uma hípica ou haras, o garanhão quase sempre vive isolado dos outros animais, o que representa um grande sofrimento emocional para os cavalos.

Há raças em que os cavalos inteiros são muito mansos e em que a prática da castração é pouco adotada. Mesmo assim, os instintos adormecidos até do garanhão mais manso podem vir à tona de um momento para outro e é nesta imprevisibilidade que surgem as situações de perigo.

2 – Tenho um potro inteiro de dois anos e meio que é muito manso. Devo castrá-lo mesmo assim?

Quanto mais natural for a criação de um potro, mais sociável ele permanecerá. Machos inteiros soltos em grupo convivem bem, uma vez estabelecida sua ordem hierárquica, desde que tenham uma área grande à disposição.

Em manejo intensivo, os potros machos são separados por volta do seu primeiro aniversário. A partir daí, não viverão mais em grupo (ao contrário das potrancas), perdendo a interação social. Então surgem os cavalos adultos agressivos e violentos, que precisam ser castrados para evitar problemas maiores.

Ainda que alguns potros continuem mansos por mais tempo, a maioria vai ficando mais agressiva e territorial a partir do segundo aniversário. Num potro tardio, pode ser interessante atrasar em alguns meses a castração, dando-lhe oportunidade de desenvolver melhor as características sexuais secundárias, que influenciam a aparência do cavalo castrado adulto.

Mesmo os cavalos inteiros tardios perdem a ‘neutralidade sexual’ por volta dos três ou quatro anos de idade.

3 – A partir de que idade um potro pode ser castrado? Há problemas em castrar um garanhão mais velho?

O equino macho nasce com os testículos na bolsa escrotal, onde eles permanecem por alguns dias. Depois, sobem para a cavidade abdominal, de onde só voltam a descer por volta dos 24 meses de vida.

Alguns veterinários fazem a castração dos potros recém-natos, porém geralmente a castração é feita por volta do segundo aniversário. É preciso esperar até que ambos os testículos tenham descido totalmente para a bolsa.

Sendo executada por um médico veterinário habilitado, a castração pode ser feita em cavalos de qualquer idade, mesmo em garanhões que vinham sendo utilizados na reprodução. Desde que o cavalo esteja com boa saúde, não há limite superior de idade para a castração.

Continua na próxima semana …

Por Claudia Leschonski, Médica Veterinária
Fonte: Editora Passos
Foto: The Horse

Escreva um comentário