A manta de gel pode ser usada diretamente sobre o pêlo do cavalo?

Este é um assunto controverso e muito polêmico entre treinadores, cavaleiros e profissionais da área. Sendo a principal preocupação, com o uso da manta gel colocada diretamente sobre o pêlo do cavalo, referente à possibilidade desta prática ‘esquentar’ a pele abaixo, ao ponto de provocar queimaduras no cavalo!

MITO ou VERDADE!?!?

Neste sentido, as inovações tecnológicas disponíveis para medição da temperatura da pele, como o termógrafo, torna-se uma ferramenta fundamental a esta questão, por contribuir com informações importantes para elucidar o assunto.

 

Figura 1 – Imagens termográficas do mesmo indivíduo, realizadas antes e pós treino. Nota-se uma variação mínima de temperatura
no ponto analisado M1. Esquerda (repouso) e direita (pós treino)

Assim, comparando-se as imagens termográficas de cavalos, antes e após treino (figura 1), com a manta gel colocada diretamente sobre o pêlo (figura 2), nos permite constatar que este tema trata-se de um MITO!

Uma pequena sudorese após treino com manta gel

Assim, o uso da manta gel, abaixo da manta de trabalho (em contato com o pêlo), pode ser  usada sim por não esquentar/queimar os cavalos, além de não haver evidências científicas contrárias a esta recomendação.

Por Profa. Dra. Kátia de Oliveira
Fundadora e Diretora Executiva do HorseMove

Escreva um comentário