Saúde Animal

O que você precisa saber sobre a silagem de milho

Você deve fornecer ao seu cavalo forrageira proveniente da ensilagem?

Silagem é o alimento propriamente dito, feito pelo processo denominado ensilagem, utilizando forrageira, que armazena o alimento com alto teor de umidade, pH baixo e submetido à fermentação anaeróbica (em ausência de ar), guardado em silos para posterior utilização.

O pH baixo da silagem de milho é decorrente do processo de conservação, no qual bactérias consomem parte do substrato disponível no milho, produzem ácido lático, diminuem o pH do meio e impossibilita o desenvolvimento de microrganismos patógenos aos animais.

Esse tipo de alimento não é recomendado para a nutrição de equinos baseado em alguns fatores, como por exemplo, a qualidade da fibra, pH, alto teor de amido e a possível contaminação por bactérias e micotoxinas.

As células do colmo da planta do milho têm como características uma parede celular espessa, para que a planta consiga se manter, porém isso acarreta em características indigestíveis, tornando a dieta com um baixo valor nutritivo, pois trata-se de um alimento essencialmente energético, sendo, em sua maioria, pobre em proteína, cálcio e fósforo. Além disso, pode levar, inclusive, a casos de cólica por obstrução. 

Na hora do consumo, o pH baixo prejudica os dentes dos equinos, lesando o esmalte dentário podendo causar caries, além de perda dos dentes proporcionando problemas futuros na alimentação dos cavalos.

Entenda

O milho é composto principalmente por amido. Ele é digerido, na sua maior parte, no intestino delgado do cavalo pela ação das amilases e maltases. E a glicose liberada é absorvida nas paredes do jejuno e íleo e vários fatores podem influenciar na sua digestibilidade para equinos.

A estrutura química do amido e o período de tempo em que o material permanece no intestino delgado afetam a digestibilidade deste carboidrato. Por outro lado, fatores individuais como hábito alimentar (mastigação) e a atividade da amilase no intestino delgado podem levar a diferenças consideráveis na digestibilidade do amido de animal para animal.

Em condições normais de alimentação, parte do amido da dieta chega ao intestino grosso, passando intacto à ação das enzimas no intestino delgado. Este amido residual, que escapa da digestão no intestino delgado, é fermentado no ceco.

O que você precisa saber sobre a silagem de milho Você deve fornecer ao seu cavalo forrageira proveniente da ensilagem?

Problemas

Por essa razão, é preocupante o uso de alimentos amiláceos ou fermentados na nutrição de equinos, pois o alto teor de amido na silagem pode causar alguns problemas de ordem digestiva, como por exemplo, cólica e disbiose.

Isso ocorre devido a capacidade enzimática de quebrá-lo ser limitada em cavalos, devido à baixa secreção enzimática comparado a outras espécies, ocasionando uma saturação da capacidade de absorção de amido no intestino delgado, provocando rápida fermentação microbiana no trato gastrointestinal, podendo elevar produção de gases, endotoxinas e ácido lático, diminuindo o pH intestinal.

A contaminação por bactérias ocorre quando a umidade da silagem não é adequada e pode ocorrer o desenvolvimento da bactéria Clostridium botulinum, causadora do botulismo. E é importante ressaltar que os equinos são particularmente susceptíveis a essa doença, principalmente em se tratando dos tipos C e D.

A ausência de pré-murchamento de gramíneas e a má vedação também favorecem o desenvolvimento de Listeriamonocitogenes. Essa bactéria, presente no solo, é associada principalmente a problemas nervosos nos cavalos.

Baixos teores de umidade dificultam a compactação e criação de um ambiente anaeróbico, facilitando o surgimento de fungos. Micotoxinas como aflatoxinas, substância tóxica produzida por fungos Aspergillus spp., podem contaminar milho, soja, sementes de algodão ou amendoim. O consumo de alimentos contaminados pode resultar em diminuição da eficiência reprodutiva, diminuição da absorção de nutrientes e sérios danos hepáticos e renais.

Conclusão

O uso de silagem de milho para equinos principalmente para cavalos de alta performance deve ser erradicado, visto os problemas já citados, sendo assim, se desejar melhor desempenho do animal, quer seja reprodutivo, no crescimento ou no esporte, uma ração concentrada de qualidade se torna imprescindível.

Por Hélio Itapema – Clínica de Equinos Itapema | Colaboração: Beatriz Tofani Maia
Crédito das fotos: Divulgação/Pexels

Veja mais artigos de Saúde Animal no portal Cavalus

X