Saúde Animal

Saiba a forma correta de usar cloche no seu cavalo

Acima de tudo, este equipamento é indicado a fim de auxiliar na prevenção de lesões nos cascos, principalmente dos cavalos atletas

O cloche é um equipamento usado na coroa do casco do cavalo, com o objetivo de prevenir possíveis lesões. Seja na pinça do casco, talões ou bulbos no momento de um toque.

Contudo, de acordo com muitos ferradores, é necessário atenção ao momento ideal para se usar o equipamento. Um destes casos, por exemplo, é quando o animal participa de uma competição.

Dessa forma, o cloche auxilia o cavalo atleta que, dentro das arenas e pistas de competições, realiza manobras e movimentos bruscos. E, por conta disso, está mais suscetível a possíveis lesões.

Contudo, fora da rotina de provas, ferradores orientam para que o equipamento não seja utilizado. Porque não é o natural do cavalo e o tecido precisa respirar.

Além disso, vale frisar que o cloche fica em contato com a coroa do casco, sua fonte nutricional. Ou seja, é onde absorve todos os nutrientes e, ainda, a umidade. 

Outro ponto não aconselhável por especialistas é usar o cloche por medo que o cavalo solto perca a ferradura. Afinal, analisando o movimento do cavalo, o cloche sobe em determinados momentos. Então sem ou com o equipamento, ainda é possível que a ferradura caia. 

Adquira o produto na Loja Cowboys!

Por fim, procure um ferrador especializado para saber a real necessidade do uso do cloche no seu cavalo. E, se for adquirir o equipamento, acesse o site da Loja Cowboys, que disponibiliza vários modelos.

Fonte: AV Comunicação Equestre e Assessoria de Imprensa
Crédito da foto: Divulgação/Pixabay

Veja mais notícias no portal Cavalus

X