Saúde Animal

Taxas de ovulação de éguas

Usando dois protocolos e indução durante o período de transição sazonal

O comportamento estacional reprodutivo das éguas é um desafio para veterinários e criadores.

Contudo, apesar de trazer benefícios à eficácia reprodutiva da fêmea durante o período ovulatório, o uso agentes indutores de ovulação durante o período de transição ainda é questionado.

Dessa forma, o objetivo deste estudo foi comparar as taxas de ovulação em éguas utilizando deslorelina por via intramuscular. Ou deslorelina associada à gonadotrofina coriônica humana (hCG) pela via intravenosa durante o período de transição.

Foram avaliadas, portanto, 139 éguas SRD, idade variando entre 4 a 15 anos, utilizadas na rotina do Centro Avançado de Reprodução Equina Embrio Equi, localizado no município de São Simão/SP durante os meses de agosto a setembro de 2012.

O exame ultrassonográfico foi utilizado para detectar o instante ideal para a indução da ovulação. Sendo assim, os fármacos foram administrados após a confirmação da presença de ao menos um folículo ≥ 35mm de diâmetro.

Conclusão

Decorridas 36 a 48h da aplicação, assim sendo, foi novamente realizado exame ultrassonográfico para detectar a ovulação.

A taxa de ovulação dos animais induzidos somente com deslorelina foi de 79,3% e a taxa de ovulação dos animais induzidos com a associação dos fármacos deslorelina e hCG foi 80%. Não houve diferença estatística significativa entre os grupos avaliados (p=0,20).

Portanto, pode-se concluir que os dois protocolos avaliados são eficazes na indução da ovulação em éguas durante o período de transição. E que não existiu vantagem na associação entre deslorelina e hCG no período estudado.

Os resultados do estudo estão de acordo com a pesquisa – Effect of Deslorelin and/or Human Chorionic Gonadotropin on Inducing Ovulation in Mares During the Transition Period Versus Ovulatory Season – publicada no Journal of Equine Veterinary Science.

Neste estudo os autores também concluíram que o período de transição pode ser utilizado para indução da ovulação e que não existe benefício na associação entre os fármacos deslorelina e hCG.

Veja mais artigos de Saúde Animal no portal Cavalus

Fonte: Ouro Fino Saúde Animal