Saúde Animal

Veja cuidados dentários essenciais para cavalos

Muitas vezes, um desconforto dentário é confundido com mau comportamento, por isso, é importantes alguns cuidados essenciais

Você sabia que, assim como os humanos, os cavalos também podem apresentar problemas dentários durante toda a sua vida? Contudo, embora você possa dizer com palavras que está sentindo um desconforto nos dentes, os cavalos não serão capazes de indicar exatamente o que está incomodando. Por isso, alguns cuidados dentários são essenciais.

Principalmente porque, às vezes, um desconforto devido a problemas dentários é confundido com mau comportamento. Como, por exemplo, arremessar a cabeça e ficar mordendo a língua. Diferentemente do que muitos possam pensar, esses podem ser apenas alguns dos sinais de que seu cavalo tem problemas dentários.

Cuidados dentários para cavalos jovens

Quando o cavalo é jovem, ele perde os dentes de leite. Isso raramente é um problema, embora você possa ficar alarmado ao encontrar um dente caído no chão ou perceber um vão na boca do cavalo onde costumava estar um dente. Mas saiba que essa perda dentária é perfeitamente normal.

Ocasionalmente, um dente não sai da maneira que deveria e isso pode causar problemas dolorosos que podem levar à infecção. É o caso quando um dente de leite fica alojado sobre um dente maduro. Neste caso, é bom ficar atento. Algumas situações podem indicar que há um problema. São elas:

  • Carregando a cabeça para um lado
  • Babando ou espumando
  • Mau cheiro
  • Jogando a cabeça
  • Derramar grãos enquanto come
  • Cuspindo pequenos pedaços de grama ou feno
  • Cabeça tímida
  • Maneira estranha de mastigar ou segurar a mandíbula e a língua

Se você notar algum desses sinais, é hora de ligar para um veterinário especialista em odonto. Sobretudo, eles podem remover o dente de leite e verificar se tudo está bem dentro da boca do seu cavalo.

Cuidados dentários para cavalos maduros

À medida que o cavalo amadurece, outros problemas podem ocorrer. Geralmente os cavalos formam bordas afiadas e ganchos nos dentes, que podem cortar a bochecha ou a língua do animal, causando lesões dolorosas.

Isso acontece, normalmente, com cavalos que têm uma dieta que inclui materiais muito mais macios, como alfafa e grãos, que podem não desgastar seus dentes tão rapidamente. Portanto, check-ups dentais regulares são essenciais para se acertar quaisquer arestas afiadas ou ganchos que possam se formar nos dentes.

Cuidado dental do cavalo sênior

Cavalos idosos podem começar a perder os dentes e, sem dúvidas, isso pode dificultar bastante a sua mastigação. Assim, os sinais de que seu cavalo mais velho pode ter problemas dentários incluem os da lista acima, além de mau estado, derramando grãos e, acima de tudo, babando é a evidência mais provável de perda de dentes.

Se assim for, este é o momento para alimentar o cavalo com rações especiais fáceis de mastigar. Você pode ter que alimentá-lo, ainda, com grãos amolecidos para manter o cavalo mais velho em boas condições.

De qualquer maneira, saiba que o seu veterinário é o melhor consultor para manter seu cavalo mais feliz e saudável. Não deixe de consultá-lo!

Fonte: AV Comunicação Equestre e Assessoria de Imprensa
Crédito da foto: Pixabay/Charles Rondeau 

Veja mais notícias no portal Cavalus

X