Saúde & Bem-estar

Óleos essenciais

Publicado

⠀em

Fiquei honrado quando meu novo amigo, André Coelho, falou se eu estaria disposto a escrever um artigo sobre a assistência aos cavalos no uso de óleos essenciais

Quando eu sentei para escrever, rapidamente tornou-se evidente para mim que eu não tinha a menor ideia em como na verdade escrever algo sobre isto. Não sou um ‘expert’ ou praticante licenciado no uso de óleos essenciais, nem mesmo um jornalista, por isto fiquei completamente fora da minha zona de conforto, exatamente como eu imaginei o sentimento de um jovem cavalo entrando para treinamento. Mas, como assumi o compromisso, eu tinha que pelo menos tentar. Por favor, saibam que escrevo aqui a minha simples perspectiva e experiência pessoal.

Eu passei os últimos 26 anos lutando contra uma doença crônica, que não havia cura para ela. Ao longo dos anos, eu tentei muitos caminhos para a cura natural e bem-estar. Um deles foi o uso dos óleos essenciais. Tipicamente, óleos essenciais são usados em três métodos: tópico, aromático ou interno. Para este artigo particularmente eu somente discutirei os benefícios que tive usando os óleos como aromaterapia.

Nem todos os óleos são os mesmos assim como nem todos cavalos são iguais. Eu sempre deixo o animal me falar qual óleo é melhor para ele a cada vez que vou usá-los. Se o cavalo vira a cabeça longe de um óleo quando eu deixo-o cheirar, ele está me dizendo que aquilo não é para ele neste momento. Isto não significa que o animal nunca irá querer ou precisar deste óleo.

Os cavalos precisam de mudanças da mesma forma que nós. Não coloco o óleo diretamente na pele. Isto pode causar irritação. Se possui uma mente frágil ou é um jovem cavalo em treinamento, ou um animal finalizado, de nível profissional, cada um pode se beneficiar de alguma forma do uso dos óleos essenciais. Seja emocional, mental ou fisicamente.

Alguns dos óleos essenciais que comumente eu uso:

Manjericão – Aguça a mente e ajuda a manter o foco. Auxilia no desenho da força interior e acesso à memória

Bergamota – Alivia a ansiedade e ‘limpa o ar’. Ajuda com ‘borboletas’ e nervosismos no pré-evento. Incentiva o animal a superar o estresse da competição e sem frustração.

Madeira de Cedro – Relaxa a mente, apoia a função respiratória saudável.

Clary Sage – Ótimo para potras e éguas com disfunção hormonal, PMS. Sedativo e calmante.

Incenso – Alivia o medo e a preocupação excessiva. Limpa o sentimento de indecisão. Bom para a falta de distração e fadiga mental.

Gerânio – Balanceia hormônio e humores, aumenta a energia, promove circulação.

Lavanda – Acalma ansiedade, ajuda difundir a situação aquecida. Bom para cavalos sensíveis. Traz paz e calma.

Limão – Eleva, traz claridade. Promove confiança.

Capim limão – Ajuda reter o aprendizado. Bom para o início da manhã. Traz clareza.

Peppermint – Revigorante e despertar, traz coisas para o foco. Bom para cavalos que ficam facilmente ofendidos.

Camomila Romana – Acalma um cavalo dentro de minutos se eles estiverem sendo difíceis de lidar. Dá paciência e paz. Altamente sedativo, então, recomendo não usar imediatamente antes das competições.

Alecrim – Alecrim para “Lembrança”. Melhora a concentração e aumenta a autoconfiança. Limpa a congestão pulmonar. Ajuda os cavalos no descanso nas baias para similar suas mentes.

Vetiver – Boa base sólida, ajuda na exaustão física e mental. O óleo “Mãe Terra”. Carinho, bom para cavalos que são emocionalmente imaturos. Ajuda com a memória.

Ylang Ylang – Bom para o stress, tensão, inquietação e ansiedade. Reduz a pressão sanguínea.

Nota importante: Isto não significa um diagnóstico, tratamento ou ainda a substituição dos seus cuidados veterinários regulares.

Obrigado por permitir-me a oportunidade de dividir o que tenho trabalhado. Eu espero que possa ajudar a construir um melhor e mais verdadeiro relacionamento entre você e seu cavalo.

Um cavalo balanceado é um cavalo feliz!

 

Por Staci Keck, Equine Essence (EUA)

Tradução: Susi Freitas

WordPress Ads
WordPress Ads