Cia de Rodeio investe em genética para touros de pulo

Conheça a história da Cia Juliano Domingos, que pela primeira vez colocará a leilão animais criados por ela ao longo de anos de seleção genética

Com um controle apurado de animais, hoje a Cia Juliano Domingos dedica-se à produção e venda de touros de pulo exclusivamente com a sua genética. “Todo meu plantel, tanto os machos como as vacas, é oriundo de animais que fizeram história dentro da Companhia”, explica Juliano Domingos, que iniciou sua boiada em 2002.

O foco do negócio mudou, sobretudo, quando ele foi aos Estados Unidos e viu de perto como trabalham por lá a genética de touros de pulo. “Gostei e pensei que podia ter essa experiência na minha boiada e assim o fiz”, lembra. “Em 2008 já nasceram os primeiros animais de genética. Porém, eu ainda focava na compra e venda de animais. Só quando dediquei totalmente ao projeto que os resultados vieram de fato”.

De lá para cá, a Cia Juliano Domingos tem seu plantel todo formado por seus próprios touros de pulo, animais que fizeram sucesso nos rodeios. Ele não compra sêmen externo. A fim de apurar ainda mais, participou de todas as etapas da temporada 2020 do Jovens Touros. Eventos que focam no animal, em busca de futuras promessas da arena.

A Cia venceu todos os eventos que participou. Ademais, foi campeã ainda como melhor criador da temporada. Por conseguinte, teve o touro 821 levando prêmio de touro do ano, animal filho do touro Fim do Mapa, um dos destaques da boiada.

Conheça a história da Cia Juliano Domingos, que pela 1a. vez colocará a leilão touros de pulo criados por ela ao longo de anos de seeção

História

Desde 2002 no mercado de rodeios, a Cia de Rodeio Juliano Domingos iniciou como a maioria das companhias de rodeio, com um plantel próprio, sem venda de animais. Sempre se destacando, em 2006 veio a primeira proposta: dez touros foram vendidos para a Cia JTS. Então nasceu ali um novo método de trabalho.

Comprar, fazer e vender touros, trabalhando com reposição. No ano seguinte, mais touros foram vendidos e assim Juliano Domingos trabalhou até 2017, quando vendeu sua última boiada. “Era difícil segurar os animais, então trabalhei com reposição por muitos anos. Uma forma melhor de lucratividade, já que só os touros pulando em rodeio não fechavam a conta”.

Ainda de acordo com Juliano, o mercado de reposição de touros de pulo ficou muito caro. Ele fazia os touros em casa, colocava no rodeio para pular, apareciam propostas, ele vendia, então precisava repor. “Foi aí que comecei a usar e dedicar a algo que já fazia, que é a genética JD”.

A Cia de Rodeio Juliano Domingos participou de todos os grandes rodeios do Brasil. Foi tricampeã como melhor boiada em Rio Verde, duas vezes campeã em Aparecida do Taboado e Goiânia. Revelou animais como Panamá, vendido para o André de Mogi, que já atuou na final de Rio Verde; 100%, que pulou nas finais de Barretos e Rio Verde; Turbante, final de Barretos, Herculândia e Rio Verde. Assim como também revelou Pega Bobo, Fera Goiana, Amigo da Onça, entre outros.

Como Juliano trabalhou paralelamente com boiada de rodeio e genética, em sua última boiada o grande destaque foi Fim do Mapa. Foi nele que Ted Flora montou para ser campeão em Rio Verde; e Edevaldo Ferreira, que foi campeão em Herculândia logo após montá-lo. Ambos em 2017.

https://www.instagram.com/p/CItFFOKHoEI/

1º Leilão Genética da Cia Juliano Domingos

O 1º Leilão Genética da Cia Juliano Domingos acontece dia 21 de março. Será de forma virtual pelo canal do Youtube do Jovens Touros, à partir das 14h. Em oferta, 37 lotes: dez com animais prontos para o Classic, dez para o Futurity e ainda dezessete fêmeas. Destaque para o lote 21, a vaca 901, filha do 100% e mãe do 872, que venceu duas etapas Jovens Touros. 

“Chegou o momento de compartilhar o trabalho com outros criadores. Já tenho uma movimentação grande de compra e vendas de animais de genética, principalmente para Goiás e Minas Gerais. São treze anos desse trabalho de genética, com frutos comprovados no mercado de pulos.”

Fique por dentro: @cia.julianodomingos.

Colaboração: Eugênio José
Crédito das fotos: Divulgação/Alberto Gonzaga

 Veja mais notícia da modalidade Rodeio no portal Cavalus