Verdades, um cavalo castrado de pelagem castanho, da raça KWPN – Koninklijk Warmbloed Paarden Stamboek Nederland, conquistou o mundo do Adestramento ao lado de Laura Graves. Porém, sua aposentadoria chegou em janeiro de 2020, aos 18 anos. Ao todo, foram 25 anos de parceria dos dois e muito sucesso.
Eles conquistaram títulos e subiram ao pódio em todo o mundo. Antes de mais nada, em 2018 tornaram-se a primeira dupla americana a chegar ao topo do ranking mundial de Adestramento. O vínculo de Laura e Verdades era intenso. Desde que ela o viu em uma fita VHS aos três meses de idade, transformou-o de novato a superstar internacional.
Nascido em 2002, Verdades é cria do falecido Piet Crum, de Herveld, Holanda. Seu pai é o garanhão Westphalian Florett As, enquanto sua mãe é a égua KWPN Liwilardi. Nessa época, há a quase 6.500 quilômetros de distância, Laura, de 15 anos, sonhava em seguir carreira como cavaleira. Com a ajuda da mãe, procurou um cavalo que coubesse no orçamento.
Logo depois de vê-lo em vídeo, compraram o potrinho. Assim que chegou, Verdades causou uma boa primeira impressão em sua nova dona. Diddy, apelido carinhos, fez quarentena em Nova York antes de chegar a Vermont com Laura. Houve ‘turbulências’ no começo dessa parceria. Laura até considerou desistir do cavalo.
Contudo, isso claramente não aconteceu e logo Verdades se mostrou um animal de muito talento. Aos poucos, de evento em evento, eles começaram a aparecer entre os conjuntos de destaque. Anne Gribbons e depois Debbie McDonald treinaram a dupla.
Conquistas
Em 2012, Laura e Verdades estrearam no circuito internacional. Dois anos depois, participavam já de provas de Grand Prix. O sucesso os colocou na equipe dos Estados Unidos que disputou os Jogos Equestres Mundiais FEI 2014, na Normandia. Começaram essa temporada entre os 500 melhores do mundo e chegaram à França praticamente como desconhecidos.
Entretanto, ao final da competição, eles eram o assunto do Adestramento. Impressionaram não só os mais de 20 mil espectadores, bem como os juízes do Grand Prix Individual Freestyle. A partir desse evento, tudo mudou na trajetória de Verdades e Laura Graves. Em 2015, a dupla conquistou ouro por equipe e prata individual nos Jogos Pan-americanos. Já eram os décimos melhores do ranking mundial.
Estrelas do Adestramento nos Estados Unidos vieram às Olimpíadas Rio 2016. Assim, ajudaram os Estados Unidos com o bronze por equipe e passaram bem perto da medalhe de ouro individual. Perderam para a dama do Adestramento, Isabell Werth. Novos Jogos Esquestres Mundiais em 2018, em Tryon, e Verdades era o queridinho da torcida. Como resultado, prata por equipe e individual.
Entre outros títulos, foram três vezes vice-campeões do FEI Dressage World Cup (2017-19). No entanto, Verdades e Laura conquistaram oito primeiros lugares em 2018, em importantes provas da modalidade. No final dessa temporada, assumiram o primeiro lugar do ranking mundial. Verdades recebeu o título de Cavalo do Ano 2018 pela Federação Equestre dos Estados Unidos.
Aposentadoria
Sétimo lugar no início de 2020 e, eventualmente, entre os favoritos para os Jogos Olímpicos de Tóquio, Laura anunciou a aposentadoria de Verdades. A amazona percebeu que ele parecia menos ansioso para voltar ao trabalho. De tal forma que isso bastou para que Laura percebesse que era o momento certo para o jovem de 18 anos terminar sua carreira competitiva.
A amazona ainda deseja preparar uma ‘despedida formal’ para Verdades. Enquanto isso não acontece, ele vive feliz ao lado de Laura em seu rancho. Ela ainda o monta três vezes por semana, mas ele passa a maior parte do tempo solto no pasto.
Fonte e Fotos: FEI
Veja outras notícias no portal Cavalus