Saúde & Bem-estar

Aprenda como interpretar o hemograma do potro

Neste artigo técnico assinado por Ana Claudia Gorino e Alfredo Poci Ferri, Médicos Veterinários da Clínica Equus, entenda quais são as principais diferenças hematológicas entre neonatos e adultos

Publicado

⠀em

Sem dúvida, o período neonatal é uma fase de transição e adaptação à vida extrauterina. Na qual a fisiologia do potro é muito dinâmica e exibe uma série de características distintas. As particularidades dos parâmetros laboratoriais dos neonatos raramente são incluídas nos valores de referência dos exames solicitados. Por isso, devemos estar atentos e reconhecer essas particularidades quando interpretamos os resultados do hemograma do potro.

Hematócrito e concentração de hemácias

Imediatamente após o nascimento ocorre um pico na concentração de hemácias e no hematócrito (Ht). Isso é verificado porque durante o parto ocorre transferência de sangue da placenta, através do cordão umbilical, para o potro e contração esplênica estimulada pelo estresse fisiológico.

Como resultado, verificam-se valores iguais ou um pouco maiores que os de equinos adultos. Contudo, nas 12-24 horas seguintes esses valores decrescem, em média, 10%. Valores baixos ao nascimento podem estar associados à ruptura precoce do cordão umbilical.

48 horas de vida

Ao longo das primeiras 48 horas de vida o hematócrito e a concentração de hemácias diminuem progressivamente. Podendo, portanto, atingir valores próximos ou menores do que o limite inferior para cavalos adultos.

Sobretudo, essa queda está associada a uma combinação de mecanismos de adaptação à vida extra-uterina, como a hemodiluição causada pela expansão do volume plasmático após a ingestão do colostro (as imunoglobulinas exercem um efeito osmótico).

Podemos ter, por exemplo, um Ht de 45-50% em um potro imediatamente após o nascimento e valores próximos a 35-40% aos dois dias de idade. Isso é normal e não deve ser prontamente interpretado como uma possível anemia sem que existam outros sinais ou parâmetros clínicos envolvidos. Quedas agudas no Ht e valores < 20% são atípicos e formas diagnósticas complementares são importantes.

1 semana de vida

A partir dos 7 dias (e ao longo da 1ª – 2ª semana de vida), a concentração de hemácias e o Ht diminuem significativamente. Aos 2 meses ocorre um novo aumento na concentração de hemácias e o valor volta a ser igual ao observado ao nascimento.

De forma geral, os valores ficarão próximos ao limite inferior de um equino adulto até 1 ano de idade.

Instagram: @pro.equus | E-mail: [email protected] | Telefone: (11) 99918 – 3403

Por Ana Claudia Gorino e Alfredo Poci Ferri, Médicos Veterinários da Clínica Equus
Crédito da foto: Divulgação/ProEquus

Veja mais notícias da Pro Equus no portal Cavalus

WordPress Ads
WordPress Ads