Tem dia que nosso rancho ou centro de treinamento está que é só lama por toda parte. Por exemplo, em muitas regiões há chuvas intensas nas últimas semanas. Então, como devemos cuidar de um cavalo que rola na lama o dia todo? É seguro deixá-lo livre nesse momento por várias horas?
De fato, é uma batalha constante. Mas não temos muito como fugir da lama, já que o solo de nossas propriedades é todo de terra, né? Choveu, pumba, tudo enlameado, cheio de poças. E, infelizmente, a umidade e a lama extras causam uma série de problemas de saúde em cavalos.
Um cavalo que rola na lama não só fica sujo, como também ganha arranhões e desenvolve febre. Aliás, características de uma doença bacteriana em várias partes do corpo dele. Sujeita e excesso de umidade causam crostas na pele. Ao menor sinal, trate-o imediatamente com ajuda do seu médico veterinário.
Outro ganho desnecessário serão cascos enfraquecidos. O cavalo rola na lama o dia todo e logo depois entra em uma baia seca à noite. Esse ciclo úmido e seco não é saudável para os cascos, que racham facilmente. Além disso, um campo úmido amolece as solas dos cascos do cavalo. Isso os deixa vulneráveis a hematomas.
Ainda em se falando de casco, há o risco de desenvolver uma doença reconhecida por seu odor peculiar, que se deve à proliferação de bactérias comuns em ambientes de grande umidade.
Por fim, mas não menos importante, campos lamacentos se tornam realmente escorregadios. Seu cavalo pode cair ou escorregar e ferir um tendão ou ligamento. Sem contar em buracos escondidos dentro das poças, um perigoso até do cavalo quebrar uma pata. Prepare-se com antecedência.
Por Equipe Cavalus
Crédito da foto de chamada: Divulgação/Freepik