Quem conhece um pouco da raça Paint Horse conhece o Dr. Carlos França Rangel, proprietário do Haras Vila Colonial, em Analândia/SP. Criador desde 2005, ele tem em seu plantel alguns animais destaque, quer seja por suas linhagens, quer seja pelos títulos de campeões. Seus animais se destacam, principalmente, nos Três Tambores.
Ligado aos cavalos desde a infância, o médico oftalmologista Dr. Carlos Rangel readquiriu a propriedade rural que havia sido da família no passado e a transformou em um haras de criação semi-extensiva de animais da raça Paint Horse há mais de 15 anos.
“Antes de mais nada, me aprofundei e apliquei em minha criação os meus estudos de genética de pelagens”, afirma.
De acordo com o criador, ele introduziu no Brasil os conceitos de dupla e tripla homozigose, através de seus artigos na revista da ABCPaint, e formou o maior plantel de Paints triplos do Brasil. Ou seja, cavalos pretos e brancos com grande percentagem de olhos azuis.
Destaques
Entre os principais cavalos do haras hoje, Zan Parr Image, campeão Mundial de Três Tambores (foto de chamada); QT Tru Streke, triplo homozigoto de linhagem super campeã dos Estados Unidos; Color Me Slade, filho de Color Me Smart, campeão americano; Buddy Shoe Shine, filho de campeões americanos em ‘All Around Performance’. Bem como doadoras importadas, triplo homozigotas, todas de linhagens campeãs norte-americanas.
“Devido a todas as vantagens esportivas oferecidas pela raça irmã, o Quarto de Milha, a raça Paint Horse oferece o ‘plus’ da maravilhosa pelagem exótica, buscada pela maioria das pessoas ligadas ao cavalo”, reforça o Dr. Carlos a dizer porque optou pelos Paints.
“Nossa expectativa para 2021 é a continuidade do processo de seleção genética, que alia esportividade à beleza, as quais já caracterizam o Haras Vila Colonial.”
Por Luciana Omena
Crédito da foto de chamada: Fabio Cabrera